31.10.07

Juro que não roubei ninguém!

Depois de ver noticiada no El Mundo a ida a um tribunal 'real' de Thomas Simon, cidadão 'real' de Queens, NY, por alegada cópia de produtos 'reais' e venda dos mesmos em ambiente 'virtual', decidi fazer aqui uma declaração importante:

As minhas sapatilhas 'virtuais' (é assim que chamamos aos ténis aqui no 'real' Porto) são muito parecidas com um modelo 'real' da Nike, mas foram-me oferecidas em Second Life, e já verifiquei que o campo do 'creator' está em branco, pelo que não posso acusar o contrafactor! E como, por hábito e educação, não costumo recusar uma prenda, uso as ditas sapatilhas 'virtuais', se calhar feitas pela equipa 'real' da Nike para Second Life!

Os crimes de contrafacção 'virtual' vão passar a inundar os tribunais 'reais'? E os plágios 'virtuais' violam as normas de protecção das marcas e direitos de autor? 'Realmente'?

Já começo a imaginar as perguntas nas aulas em Second Life: "Ó stôr, as suas Nike são berdadeiras ou cópia? Essa sua chaise-longue é mesmo a do Corbusier, ou é cópia?" !!!

Para já acho que não vou dar muita importância ao possível problema, até porque... há pouco, passei pela réplica de um anfiteatro grego em Second Life (que depois vos mostro) e que, se o governo helénico sabe, não vai resistir a encher os bolsos do Estado levando a tribunal os 'criminosos'!

Sem comentários: