10.10.07

Próxima estação, Internet 3D! Obrigado, Califórnia!

retrato de Neal Stephenson por Etgar Keret

"HTML on a Prim", "Web-based clients", "Universal Avatars",..., Next Stop: 3D Internet!

Ginsu Yoon, vice president, Business Affairs, Linden Lab
Sempre gostei de ouvir os americanos dizer "we share (have) a vision!"
Normalmente, quando têm uma visão é quando reconhecem aquilo que o resto do Mundo andava a dizer há uma data de tempo!
As declarações públicas nas conferências californianas são como que a oficialização das previsões dos outros gajos todos que moram à volta dos States.
Os 'outros gajos todos' são os beta-testers das ditas american visions!

Castells reconhecia, implicitamente, que esse era o truque de Silicon Valley (contrariamente, por exemplo, aos modelos Estado-providência da Escandinávia virados para si próprios): conseguir captar o que de melhor existe em matéria de neurónios por esse mundo fora, porque é 'lá fora' que nascem as grandes ideias... (a história pessoal de Castells, catalão nascido e cidadão do Mundo, confunde-se com a lucidez do seu discurso)

Desta vez, com pompa e circunstância, a IBM (aquela empresa com mais de uma dezena de ilhas em Second Life e que assistiu à maior greve no metaverse, lembram-se?) e a Linden Lab, surpreendentemente partilham uma visão: a interoperabilidade é a chave para a expansão continuada da Internet 3D!
Os conceitos de avatares universais (ou transversais, a nova ideia de transnacionalidade nos mundos virtuais), de código HTML em objectos 3D no metaverse, de páginas Web que permitem o login em mundos virtuais 3D, são pequenas mentirinhas que vão escondendo o óbvio: o futuro da Web passa pelos mundos virtuais... porque os avatares dos gajos que estão 'cá fora' assim o desejam.

Os tecnólogos mais ortodoxos devem zangar-se com a perda de protagonismo... os milhões de residentes em Second Life que, diariamente, transformam sonhos em bits devem pasmar... Stephenson deve sorrir (como no retrato de Etgar Keret)...

Os gigantes unem forças em conferências de imprensa, a literacia digital dos 'outros gajos todos' está assegurada por mais uns anos, e, uma vez mais, o Mundo agradece... aos americanos!

Sem comentários: