26.10.07

Second Life na ArtFutura...


Começou hoje o festival ArtFutura no Mercat de les Flors em Barcelona!
Este ano dominado pela ideia de "A Próxima Rede", este festival que marca anualmente o panorama das artes digitais e da cibercultura na Europa promete:

"As revoluções 2.0 dos últimos dois anos mudaram por completo o rosto da Web, transformando-a num espaço de participação social e de cooperação colectiva que nunca terão imaginado os primeiros ideólogos da cibercultura no início dos anos 90. E com o auge da web das redes sociais participativas, regressaram em força algumas das utopias originais que entendiam a Internet como uma oportunidade para construir um mundo paralelo e autónomo com as suas próprias regras. ArtFutura dedicará a primeira tarde da sua programação a uma discussão especulativa sobre a Web que se avizinha, com pensadores, tecnólogos e emprendedores da economia digital. Destaca-se de maneira especial a participação de Daniel Linden, fundador e chefe de comunidade do célebre mundo virtual Second Life, e que desempenha o papel mais próximo que este mundo tem de um responsável político. Tão celebrado mediaticamente quanto mal entendido, Second Life converteu-se na encarnação com mais êxito da ideia de Rede como um espaço imersivo tridimensional."

Se já não vão a tempo de ver o ArtFutura entre 25 e 28 de Outubro, fica a ideia de que a presença e o destaque dado a Second Life neste festival significa que 'a segunda vida' está mesmo a ser levada a sério...

Sem comentários: