20.10.07

A Integração Anunciada

Tal como escrevi no dia 10 (e cujo conteúdo foi publicado hoje no 'Digital' do Público), a integração e a interoperabilidade anunciadas com pompa e circunstância pela Linden Lab e a IBM como o futuro da Internet não eram, afinal, coisa muito nova!Paul Preibisch aka Fire Centaur, Presidente da B3D em Seoul, Coreia do Sul, tinha já lançado em Second Life o Second Life Link, uma aplicação "que integra a rede social mais popular (!), Facebook, com o mundo virtual mais popular, Second Life! Com a nossa aplicação para Facebook podes mostrar o teu avatar de Second Life aos teus amigos na RL. Se os teus amigos usarem Second Life, e usarem a nossa aplicação, podes ver o nome deles e o seu avatar, e podem encontrar-se virtualmente! A nossa aplicação em Facebook pode ainda mostrar-te se os teus amigos estão online ou offline em Second Life. Isso permitir-te-á sincronizar os encontros virtuais! Damos-te ainda a opção de especificar e partilhar os teus locais favoritos em Second Life com os teus amigos em Facebook. Desta forma, eles podem facilmente 'teleportar-se' para junto de ti quando estiveres online, ou visitar a tua casa virtual quando estiveres offline. A privacidade é a nossa maior preocupação: podes definir opções e escolher se queres que os teus amigos de Facebook saibam ou não se estás online em Second Life."


Parece confuso, mas não é! Estes senhores na Coreia do Sul limitaram-se a cruzar a informação de uma rede social na Web com um ambiente social 3D online. Integração e interoperabilidade!

Andy Powell aka Art Fossett, trabalha na Eduserv Foundation em Bath, Inglaterra, e tinha já lançado Second Friends, uma aplicação "com a intenção de fornecer às pessoas uma forma de integrar as suas 'segundas vidas' (em Second Life) com os seus perfis em Facebook. Second Friends é muito simples. Para o utilizar, basta instalar a aplicação em Facebook, entrar em Second Life, ir até à Eduserv Island, e fazer um click no quiosque Second Friends. Isso permitirá que fiques com uma chave secreta. Finalmente, introduzes o nome do teu avatar e a referida chave no formulário de Second Friends em Facebook. Et Voilá! O nome do teu avatar e a tua imagem de SL (partindo do princípio que tens uma imagem no teu perfil em Second Life) serão visualizados no perfil em Facebook. Se fizeres um click na secção 'My Friends', adicionarás a lista de todos os teus amigos de Facebook que estejam também em Second Life (e que tenham também instalada a nossa aplicação)."

Parece confuso, mas não é! Este senhor, em Inglaterra, limitou-se a cruzar a informação de uma rede social na Web com um ambiente social 3D online. Integração e interoperabilidade!

Imagina-se que, em breve, a mesma integração de dados possa vir a acontecer com outras redes sociais: Hi5, MySpace, Orkut...
Resultado previsível: uma migração cada vez maior para mundos virtuais (ou ambientes sociais e colaborativos 3D) pela maior riqueza nos processos de auto-representação e de comunicação online. Ou apenas porque não consigo descortinar porque é que, com estas aplicações, os utilizadores continuarão a usar o Facebook!
Afinal a integração são 'peanuts'! Será uma Evolução, ou uma Revolução?
Já conhecem a minha opinião...

Sem comentários: