A Integração Anunciada
Tal como escrevi no dia 10 (e cujo conteúdo foi publicado hoje no 'Digital' do Público), a integração e a interoperabilidade anunciadas com pompa e circunstância pela Linden Lab e a IBM como o futuro da Internet não eram, afinal, coisa muito nova!Paul Preibisch aka Fire Centaur, Presidente da B3D em Seoul, Coreia do Sul, tinha já lançado em Second Life o Second Life Link, uma aplicação "que integra a rede social mais popular (!), Facebook, com o mundo virtual mais popular, Second Life! Com a nossa aplicação para Facebook podes mostrar o teu avatar de Second Life aos teus amigos na RL. Se os teus amigos usarem Second Life, e usarem a nossa aplicação, podes ver o nome deles e o seu avatar, e podem encontrar-se virtualmente! A nossa aplicação em Facebook pode ainda mostrar-te se os teus amigos estão online ou offline em Second Life. Isso permitir-te-á sincronizar os encontros virtuais! Damos-te ainda a opção de especificar e partilhar os teus locais favoritos em Second Life com os teus amigos em Facebook. Desta forma, eles podem facilmente 'teleportar-se' para junto de ti quando estiveres online, ou visitar a tua casa virtual quando estiveres offline. A privacidade é a nossa maior preocupação: podes definir opções e escolher se queres que os teus amigos de Facebook saibam ou não se estás online em Second Life."

Parece confuso, mas não é! Este senhor, em Inglaterra, limitou-se a cruzar a informação de uma rede social na Web com um ambiente social 3D online. Integração e interoperabilidade!
Imagina-se que, em breve, a mesma integração de dados possa vir a acontecer com outras redes sociais: Hi5, MySpace, Orkut...
Resultado previsível: uma migração cada vez maior para mundos virtuais (ou ambientes sociais e colaborativos 3D) pela maior riqueza nos processos de auto-representação e de comunicação online. Ou apenas porque não consigo descortinar porque é que, com estas aplicações, os utilizadores continuarão a usar o Facebook!
Afinal a integração são 'peanuts'! Será uma Evolução, ou uma Revolução?
Já conhecem a minha opinião...
Sem comentários:
Enviar um comentário