Olá Anónimo! Td bem?
O que acham das SMS? Já habituados a receber e enviar mensagens nos nossos telemóveis, convivemos com esta forma de comunicação instantânea pacificamente, porque nos mantemos ligados à nossa rede de contactos pessoais que controlamos minimamente. Apesar da eventual irritação no manejo inoportuno dos micro teclados, usamos SMS com regularidade e reconhecemos-lhe a utilidade.
E se, de repente, lhes chovessem SMS de desconhecidos? Ele era um "antónio" a mandar piropos, uma "maria" a combinar um café, um "933333333" com dúvidas existenciais... Era chato! Ficavam certamente irritados e sentir-se-iam incomodados pelas dúvidas da legitimidade da invasão privada.
Tal como nas SMS, as IM's (instant messages) em Second Life constituem um forma de comunicação, síncrona ou assíncrona, de grande valor. Podemos contactar amigos ou conhecidos, estejam eles onde estiverem no metaverse, estejam eles online ou offline. Usamos as IM's sem termos que sair do sítio, e isso é simpático, poupamos um tempão na comunicação.
E se, de repente, lhes chovessem IM's em Second Life de desconhecidos? Ele era uma "lili oh" a mandar piropos, um "socrates maximus" a convidar para uma festa do pijama, um "teotonio pong" a perguntar como se muda o formato das orelhas do seu avatar... Era chato! Sempre podiam tentar descobrir qual o perfil do "invasor", mas, possivelmente, poucas conclusões tirariam. Mas o mais chato da "chuva" de IM's seria a incerteza de estar a passar ao lado de uma coisa importante!
É isso que normalmente me acontece! À invasão da suposta privacidade em Second Life sobrepõe-se a irritante dúvida: "conheço o tipo?", "será importante responder?"... Mais ainda: como tenho os IM's associados a uma conta de mail, recebo também as ditas IM's na caixa de correio! Bom, se milhares de avatares se lembrassem de mandar IM's cada dia, não fazia mais nada senão tentar descobrir a razão da minha popularidade e limpar a caixa de correio.
Mesmo assim já me bastam as IM's dos 'grupos' a que pertenço, e que, 83,7% das vezes, não interessam nem ao Menino Jesus!
A grande diferença entre as SMS e as IM's é que, nas primeiras, a mensagem é normalmente dirigida ao meu grupo de conhecidos; já na segunda, posso pacientemente dedicar umas horas a mandar mensagens a gente que nunca vi online,... só para dizer "Olá! Gostava de te conhecer..."!
Podem sempre colocar a bold no vosso perfil a mensagem: "Não me mandem IM's se não me conhecerem, por favor!", o que será meio caminho para começarem a receber um monte delas.
Por isso, quando receberem uma IM em Second Life de um avatar que, garantidamente, não sabem quem é, experimentem responder com a maior calma do mundo: "Olá Anónimo! Td bem?" Nada mais irritante para um 'invasor' que tem um nome do que chamarem-lhe "Anónimo"... (a não ser que o nome do tipo seja mesmo Anónimo, nesse caso chamem-lhe Tipo)
PS: O tema do post já tem sido abordado por outros amigos (nomeadamente a Ana Lutetia), embora com perspectivas ligeiramente diferentes sobre o assunto.