12.10.07

É importante "Ser Diferente" de Second Life

Sobre a 'guerra' contemporânea entre os diversos mundos ou ambientes virtuais online (ou aspirantes a tal), Daniel Terdiman escreveu em News.com um artigo sobre as palestras a que assistiu na recente Virtual Worlds Conference na Califórnia, constatando que todas as empresas se tentaram diferenciar de Second Life!
Segundo Daniel Terdinam, é algo que faz algum sentido, uma vez que as pessoas que assistiram ao evento 'chegaram' há pouco aos 'mundos virtuais', e a sua principal referência é Second Life.
Mas mais interessante é a análise aos argumentos de diferenciação apresentados.
There.com, um mundo virtual nascido em 2003 como SL, mas com uma presença nos media infinitamente pequena quando comparada com Second Life, apresentava um anúncio com um enorme logotipo em que se lia "No-Porn-Allowed"! Sugerindo que SL se mantém devido aos seus conteúdos de carácter sexual, There.com tentou posicionar-se como um ambiente virtual seguro.
"There.com é um ambiente 'PG-13', o que significa que a pornografia, a nudez e a linguagem obscena são rigorosamente proibídas," lia-se no anúncio. "Ainda que There.com seja composto por 98% de conteúdos criados pelos seus utilizadores, cada item passa por um rigoroso processo de aprovação interna antes de ser publicado.", explicavam.

"O mais divertido", acrescenta Daniel Terdiman,"é que esta diferenciação pró-activa aconteceu num evento onde a Linden Lab nem sequer esteve presente. No passado, a Linden Lab era um dos maiores sponsors de várias conferências, e conseguiu, de várias formas, convencer as pessoas com a sua mensagem. Agora essa mensagem está definitivamente consolidada, mesmo as empresas quase desconhecidas no espaço dos mundos virtuais desesperam tentando que, no final, todos percebam que os seus produtos ou serviços são diferentes de Second Life."!

Sem comentários: