11.10.07

Receios de uma Convergência Anunciada

Na sequência do post de ontem, e depois de ler algumas opiniões de Alan Levine do New Media Consortium, aqui fica o registo de alguns receios quanto à 'interoperabilidade' em mundos virtuais 'inventada' pela IBM e pela Linden Lab.

Como é sabido, a recentemente anunciada capacidade de inclusão de código HTML em objectos simples de Second Life (vulgo "HTML on a Prim") parece escancarar as portas da convergência efectiva entre os conteúdos da Web e este mundo virtual. Na prática, qualquer objecto em Second Life pode ter uma 'textura' carregada a partir de um URL qualquer!

Numa primeira análise, a possibilidade faz-me sorrir de satisfação, imaginando desde já as suas enormes potencialidades, por exemplo, nas aulas que organizo no metaverse.
Numa análise mais cuidada, assomam alguns receios: significará a dita 'interoperabilidade', ou movimento convergente Web > SL, que em objectos 3D de Second Life passaremos a ter 'plasmados' os conteúdos preparados para a Web?

A tentação vai ser grande! Gigas e gigas de informação 'transformados' em 3D, mas pensados, de raiz, para um interface 2D na Web! Ai, ai, ai... Salas e salas de repletas de videos carregados do YouTube, de perfis Orkut ou Hi5, de páginas de grupos MySpace,...
Obviamente que estou, catastroficamente, a antecipar o quadro negro da convergência!
Até lá, e sem saber ainda como recorrer ainda ao 'HTML on a Prim', deixo apenas (receoso) a imagem (tal como Levine) do meu blog na Web 'carregado' no meu profile em Second Life...

Sem comentários: