27.8.07

A telemovelmania da RL vai passar para Second Life?

Depois dos já muito divulgados serviços de SMS gratuitos em Second Life (que funcionam na perfeição da direcção SL > RL), a empresa basileira Devel-IT/SLTelecom disponibliza agora o SLPhone para toda a comunidade no metaverse. SLPhone é um "gadget" virtual que disponibiliza um serviço de VoIP, permitindo chamadas gratuitas in-world e chamadas para a RL mediante a aquisição de créditos no site da empresa. O registo é gratuito pelo site e o SLPhone pode ser gratuitamente "recolhido" na filial da SLTelecom, na ilha São Paulo Itaim. O SLPhone só está disponível, para já, para utilizadores Windows.

A comunicação "chat-based" típica de Second Life, vai sendo alterada pela introdução da voz, com todas as consequências que daí advêm. Um tema polémico, já que se prevê que a maioria dos avatares não irão comunicar com voz (pelas mais variadas razões). Mais me parece que a empresa brasileira (e as que se lhe seguirão) tenta explorar o filão do telemóvel em SL a reboque da telemovelmania da RL!

1 comentário:

Anónimo disse...

Adicionei a voz, mas realmente não tenho tido vontade de a utilizar. Parece que o silêncio da comunicação, apenas perturbado pelo barulho das teclas, mantém a identidade da pessoa que o avatar transporta num estado de anigma mais interessante. Tudo parece mais confessional, com um ritmo mais contido... Ontem, fui parar a uma festa, com portugueses, e havia quem teclasse e quem falasse... Ouvir aquelas vozes, de repente, soou a ruido, perturbação, de algo que, sendo uma outra expressão do ser, parecia histriónico... Tenho pena que voz humana passe a ser escutada na SL de uma forma tão audível, acho que a voz humana sentia-se naquele silêncio, apenas composto pelos sons das paisagens, do teclado e, eventualmente, das músicas, caso quiséssemos ouvir... :)
Jonsy