28.8.07

"Oh, meu Deus, o futuro está vivo!" ou o erro de marketing de Philip Rosedale

"Oh, meu Deus, o futuro está vivo!... É a natural miopia dos sistemas emergentes como este. (Second Life)".

Esta foi uma das afirmações de Philip Rosedale durante a inauguração da Second Life Community Convention, em Chicago. Referia-se o CEO da Linden Lab à suposta cobertura desmesurada dos media sobre o "fenómeno" Second Life. Cobertura essa que teria efeitos negativos, e que seria um sinal de preocupação por parte de quem se sente ameaçado, explicou Rosedale.
Depois de ler os artigos na CNET, com o título "Second Life: Promessa e Paradoxo", e a entrevista a Rosedale na Reuters, fiquei com a sensação que o discurso e entrevista de Rosedale colhiam à esquerda e à direita: por um lado reconhecendo os problemas técnicos ainda existentes e a falta de mão de obra a trabalhar em SL, por outro vaticinando um mundo virtual "maior que a Web".
O que mais me preocupou nas palavras de Rosedale não foi o convívio entre a modéstia e a mania da perseguição.
O mais preocupante é que o discurso de abertura do "evento do ano" de um ambiente que vai a caminho dos 9,5 milhões de residentes (ou registos, vá lá...) não podia, ou não devia, transportar esta ambiguidade (bem resumida no artigo da CNET)! O discurso de Rosedale, vagueando entre o idealismo e a praxis, é um discurso amedrontado e meio perdido. É o tipo de discurso que qualquer um dos que não acreditam em Second Life como um ambiente credível gostariam de ouvir, o discurso do Nim, uma táctica inadequada ao momento.
Esperava-se (ou esperava eu, pelo menos) que Rosedale fosse mais pró-activo, positivo e criativo, como se calhar será com um dos seus personagens no metaverse; a mesma criatividade que os residentes de Second Life demonstram ter todos os dias.
Mais uma vez me vieram à memória as apresentações públicas de Steve Jobs, a sua simplicidade, criatividade, humor e eficácia.
Cá para mim, Rosedale não se dá bem com os holofotes na RL!
Um erro de marketing? Ou de quem tem medo a Linden Lab?

Sem comentários: