6.8.07

Uma questão de bolas




São bolas, Senhor!
Um local em Second Life sem bolas, é assim como um jardim sem flores!
As ditas bolinhas, são os objectos onde nos "sentamos" para que o nosso avatar "se anime", ou seja, para que tenha um comportamento "físico" específico. Esse comportamento encontra-se definido num script (ou conjunto de instruções na linguagem de programação de SL) associado à bolinha respectiva.
Nunca percebi porquê bolas, pequenas esferas: porque não cilindros, cubinhos ou cones?
Convencionada a metáfora, nem sempre é explícito o resultado da utilização das bolas: as acções aparecem resumidamente descritas, mas por vezes são surpreendentes os efeitos! Na prática, um sofá, uma toalha de praia, uma cama ou um jacuzzi que se prezem, devem ter a sua bolinha associada, sob pena de constituírem apenas cenários amorfos.
Os avatares comportam-se, mais ou menos realisticamente, em função das bolinhas disponíveis. Esse é um dos motivos de interesse quando viajamos no metaverse: descobrir como agimos com uma das esferas disponíveis num espaço...

Dou por mim a olhar para o real sofá da sala, e a pensar: onde estás tu, bolinha mágica, que me farias espreguiçar num segundo com movimentos perfeitos?
Bolas!!!

PS: a maioria das bolinhas ilustradas acima estão disponíveis no espaço Portucalis, onde existem muitas outras para vocês descobrirem ;)