18.8.07

TV e Second Life

"Quando a TV encontra os Mundos virtuais em Second Life", titula hoje o Daily Yomiuri Online + Associated Press.
Neste artigo, Norifumi Kawamura dá conta da progressiva popularidade da relação entre televisão e mundos virtuais (e Second Life em particular) no Japão. Algumas citações:
"O mundo virtual online Second Life tornou-se tão popular que as cadeias de TV começam a usá-lo como ferramenta promocional e como fonte de conteúdos. (...) O produtor Shinichiro Kobayashi afirma, "Avançámos com a ideia como forma de ajudar os espectadores a comunicar uns com os outros. Estamos a pensar criar e promover comunidades de espectadores (em Second Life)." (...) A Fuji TV criou avatares de nove ídolos femininos do programa Idoling!!!, emitido no seu canal por satélite.
Os avatares são fiéis à aparência real dos ídolos, e funcionam como coordenadores do show na ilha. "O fãs do programa e os utilizadores em Second Life possuem um perfil semelhante. Se o projecto avançar, será uma boa forma de promover os ídolos, e será mais fácil convencer outras estrelas (a aparecer em Second Life),"afirma o produtor Seita Kadosawa.
No entanto, os canais continuam ainda à procura da melhor forma de utilizar Second Life. "É difícil para nós acrecentar uma dimensão de frescura (em Second Life)," diz Shuichi Yokozeni, vice-director do departamento de promoção de negócios digitais da TV Tokyo."

Na resolução da "dificuldade" de interpenetração entre os conteúdos digitais convencionais e os utilizados em ambientes colaborativos como Second Life, parece residir o sucesso das eternamente chamadas (pelos directores de negócios) "experiências em Second Life".
Uma modesta sugestão: potenciar o carácter diferenciador do ambiente como meio de influência, afastando as propostas em Second Life das experiências offline. As réplicas esgotam-se facilmente, e há tanto por inventar no metaverse!

Sem comentários: