31.8.07

Como se usa a cultura?

Numa reportagem (um pouco kitsch) sobre Second Life num canal de TV brasileiro, destinada a explicar este ambiente, registei as interessantes declarações de Sávio Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento:

"O jogo é um produto de cultura. Como qualquer produto de cultura, ele não é, em si, nem bom nem mau. Ele é o que é! E, sendo assim, o uso que as pessoas fazem dele é que pode ser ou não complicador para o desenvolvimento de determinadas características ou estados psicológicos."

Salvaguardada a utilização da palavra jogo (pode ser ambiente, Sávio?), parece-me interessante a referência ao fenómeno SL enquanto produto cultural. Pelo menos ajuda-nos a perceber que a assimilação dos conteúdos não tem uma relação directa com as consequências que daí advêm.
A utilização dos produtos culturais é coisa pessoal e intransmissível!
Second Life é o que é! Conceptualmente, "nem bom nem mau"!
Cada um dos utilizadores transformará a sua experiência em algo de "complicador"... ou não!

Sem comentários: