17.8.07

ONG em Second Life

"O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Por este motivo, o WWF atua no país desde 1971. Desde 1996, o WWF-Brasil é uma organização não-governamental genuinamente brasileira que integra a maior rede mundial de conservação da natureza.
Desde o dia 16 de agosto, a Rede WWF está presente no universo virtual do Second Life. Na Ilha de Conservação do WWF, é possível participar de eventos e comprar bens e serviços, por exemplo, de Mr. Tangee, o orangotango sorveteiro. Ao comprar sorvete, a pessoa recebe a informação de que plantações de soja e óleo usadas em produtos que vão de cosméticos a chocolate já cobrem uma área equivalente à da França.. E que a expansão do cultivo sem cuidados ambientais ameaça ecossistemas e espécies como o próprio orangotango.“Queremos mostrar no mundo virtual que o WWF apresenta soluções para os problemas reais enfrentados pelo meio ambiente”, diz David Cole, do WWF-Internacional. “Esperamos que os moradores do Second Life se tornem uma comunidade e nos ajudem a construir e a desenvolver a Ilha, ao mesmo tempo em que recebem informações sobre conservação da natureza, de modo lúdico e interativo”. Visitantes poderão se tornar amigos do panda do WWF, que lhes falará sobre desafios ambientais e os conduzirá a uma visita a uma cidade cuja energia provém da energia eólica." (in http://www.wwf.org.br/index.cfm)

A presença de ONG's em Second Life, parece ser um desenvolvimento natural e esperado na exploração de um ambiente colaborativo e interactivo por onde passam "residentes" de todo o Mundo. Prevê-se que outras iniciativas semelhantes surjam brevemente (um projecto relacionado com o apoio tecnológico ao continente africano está já em preparação).
Terá chegado a vez do apelo a causas mais nobres em Second Life depois do boom comercial?
A minha aposta é que, passada a barreira dos 9 milhões, novas propostas vão começar a vingar ;)

Sem comentários: