28.11.07

Uma 'camada' sobre a vida real

O San Jose Mercury News falou do campus virtual em Second Life da School of Library and Information Science da San Jose State University.
O campus virtual é uma réplica do real, e a activa equipa de San Jose encara a experiência em Second Life como o prolongamento natural do ensino à distância que há muito pratica.

Mas, no clip disponibilizado pelo Mercury News, surgem algumas ideias mais interessantes: Tom Boellstorff, professor na Universidade da Califórnia em Irvine, refere o mundo virtual como mais um layer (ou uma camada) que se sobrepõe à real life, sem a pôr em causa nem ousando substituí-la. Ao explicar a ideia, lembra a história dos media e a convivência entre os novos media e os tradicionais, num processo de complementaridade.

Gostei da metáfora do layer, e achei por bem partilhá-la... A tentação da visão 'alternativista' é grande, mas a experiência educativa em Second Life tem demonstrado o potencial dos mundos virtuais na criação de novos códigos e paradigmas, que se fundem com a prática real sem a substituir... antes influenciando-a.

Sem comentários: