29.11.07

Rajoy tem 104 amigos!

Noticia El Mundo que Mariano Rajoy, líder do PP em Espanha, em 5 dias, 'já' tem 104 amigos no Facebook!

Aquilo a que o jornalista Joaquin Manso chama 'Política 2.0', parece ser a entrada da política nas redes sociais online. É prática habitual a existência de sites dedicados a campanhas e a espaços de debate da iniciativa de políticos e partidos na Web, e já assistimos também a campanhas e a presenças políticas em Second Life (Portugal, Espanha, França, USA, ...) com mensagens e conteúdos de carácter informativo e de apelo à participação dos cidadãos.

A novidade na iniciativa de Rajoy, é o aproveitamento de Facebook, a mais mediática rede social do momento, onde surgem informações pessoais sobre o político do Partido Popular: uma foto com a sua mulher, algumas confissões ("Sou do Depor; gosto de desportos (ciclismo, futebol, ténis, basquetebol, etc..."), livros favoritos ("novela histórica e ensaios") e mesmo outras coisas mais pessoais ("estou casado e tenho dois filhos").!

"Um dos primeiros 'amigos' de Mariano Rajoy en Facebook foi José Luis Ayllón, Secretário de Comunicação do Partido Popular e responsável pela ideia, e que explica que a iniciativa procura proporcionar aos cidadãos adultos a possibilidade de participação na política.", refere o jornalista do El Mundo.

Sinceramente, confesso o meu espanto e, humildemente, a minha incapacidade para perceber os contornos da presença de Rajoy em Facebook! Passarão as redes sociais a constituir a nova 'imprensa cor-de-rosa', fútil e hedonista, de que alguns políticos tanto gostam? Ou é a forma mais fácil de tentar mostrar a 'face mais humana' do 'animal político'?
É que, convenhamos, tentar fazer disto uma oportunidade para os cidadãos participarem na política, é certamente uma piada de mau gosto!

Que pensará Aznar de Rajoy em Facebook? Já será seu 'amigo' nessa rede social?
À velocidade a que sabemos que a 'rede' se desenvolve com incontroláveis 'ligações' de 'amigos de amigos', ainda vamos encontrar o perfil de Hugo Chávez associado a Rajoy... e aí já nada se resolve disparando com um '¿Por qué no te callas?'!

foto: elmundo.es

Sem comentários: