13.11.07

A atracção da ficção

Como noticia La Vanguardia, Rafael Ábalos, escritor espanhol, conseguiu em 2005 um êxito internacional com a sua novela 'Grimpow', uma história medieval que superou os 100.000 exemplares vendidos só em Espanha e que foi traduzida em 30 idiomas. Este ex-advogado de Málaga volta ao ataque com 'Kôt', uma novela híbrida editada pela Montena.

Uma citação de Ábalos numa entrevista ao La Vanguardia:

"- No seu livro, o casal de jovens protagonistas mete-se num jogo virtual parecido com Second Life cheio de enigmas. Second Life seria como um espelho do mundo virtual do autor?

- Não exactamente, porque quando escrevi 'Kôt' nem sequer tinha entrado em Second Life, ainda que imaginasse que algo assim era possível. A realidade virtual acabará por se impôr em muitos âmbitos da vida e vai-nos permitir viver outras vidas com mais intensidade que a real. Fará com que possamos ser personagens de ficção, e isso, quando se descobre, é muito atractivo, muito libertador. Provavelmente a tua cara, os teus olhos, a tua personalidade vão ser diferentes... Mas isso não creio que seja negativo. É um potencial que tem a mente e que, na medida em que resulte satisfatório e permita desenvolver capacidades de ócio e relação social, pode ser muito positivo..."

Sem comentários: