15.11.07

A guerra dos motores de busca em Second Life

Lembram-se de falar em interoperabilidade e convergência? Voilá!

A guerra dos motores de busca está a começar!

Em resposta aos motores de busca existentes (que utilizam robots que rastreiam permanentemente a grid), a Linden Lab lançou já um renovado motor de busca próprio. Está incluído na nova e opcional Release Candidate 1.18.5.0, e aproxima-se mais de um interface e funcionamento típico da Web!

E os resultados na utilização da função Search são surpreendentes!

Escolhida a função Search, abre-se a janela de pesquisa, onde escolhi a tab All e procurei, a título de exemplo, 'books about media'...


Resultado: uma lista de 214 locais/produtos/avatares/... relacionados com os termos da pesquisa. Escolhido o segundo item com o nome do avatar Nasus Dumart...

Resultado: uma descrição sobre o local onde se encontra a SensibleSue, gerida por Nasus Dumart, com possibilidade de 'teleporte' imediato, e ainda com a opção de consulta da Região ou da Parcela, que listaria detalhadamente os produtos (neste caso livros) aí existentes!
Algo mais sobre Nasus Dumart?...

Alguma informação sobre o personagem, e a possibilidade de consultar o tradicional perfil mais detalhado!

O que me pareceu notável nesta novo motor de busca em Second Life, foi a facilidade no cruzamento de dados entre produtos, locais e personagens... e a Web! A Linden Lab tira definitivamente partido da sua base de dados e da ligação com HTML e feeds, introduzindo uma função muito completa e intuitiva, cada vez mais web-connected!

Torley Linden explica em detalhe como funciona o novo Search:



Sem comentários: