25.11.07

Visca Catalunya!

Santi Garcia, do AvatarsGroup, teve a amabilidade de me contactar para me dar a conhecer os mais recentes projectos na 'ilha' Barcelona del Oeste.

Por entre as diversas informações e previsões de ampliação da presença de Barcelona (e da Catalunha) em Second Life, Santi enviou-me o link para o óptimo clip que a empresa produziu sobre a presença institucional da Generalitat de Catalunya em Barcelona del Oeste.
Esta presença tem como suporte os projectos desenvolvidos para a Web 2.0 pela Generalitat, e que podem ser consultados em gencat.cat.
Sob a orientação política de uma participação cidadã activa, a Generalitat tem desenvolvido diversas formas de comunicação e participação dos munícipes, nas quais se enquadra a presença em Second Life. O modelo de e-govern proposto pela Generalitat é muito interessante, e reforça a posição da capital da Catalunha como pólo de inovação e de eficácia na Europa.
Passando ligeiramente ao lado da reprodução fiel de espaços emblemáticos da cidade (a estátua de Colón, 'por Dios', porque não a Sagrada Família? eheheh), as propostas de interacção no futuro espaço dedicado ao projecto GenCat 2.0 são curiosas.
Confesso que as minhas opiniões sobre Barcelona e a Catalunha são sempre mais do que suspeitas (la 'meva' Barna...) pela paixão que tenho pela cidade e pela região, mas revejo no clip que aqui reproduzo uma proposta de exercício de cidadania em Second Life muito inteligente, e que reflecte um excelente entendimento das particularidades do metaverse.
Visca Catalunya!

Sem comentários: