9.11.07

A história repete-se...

MPK20 é um espaço de trabalho virtual desenvolvido e divulgado pela Sun Microsystems.
É apresentado como um ambiente de elevado potencial, nomeadamente para actividades lectivas, em que a interacção entre os avatares dos membros das equipas introduz eficácia e rentabilidade nos processos de comunicação.
Provavelmente o clip que se segue faz-vos lembrar algo...
As paredes inundadas de páginas Web com as quais os avatares podem interagir, fazem lembrar histórias antigas.
A transição do analógico para o digital levantou as mesmíssimas questões: conteúdos em suporte papel que se transferiam, tal e qual, para suportes digitais, para janelas de browser no écrã. Foram necessários alguns anos para entender que a comunicação na Web contruiu novos paradigmas, novas possibilidades de interacção (o 'mediacídio' de que fala Rosenthal Alves).
As páginas Web da Sun plasmadas em paredes de um mundo virtual proprietário, levantam conduzem a uma problemática semelhante: os ambientes vituais e colaborativos online estão a escrever a sua história própria, a construir novos paradigmas de comunicação.
A transposição dos conteúdos da Web para 'paredes' de salas de trabalho virtuais soa-me a desilusão. Contra a perspectiva evolucionista uma vez mais me insurjo: faça-se revolução, inventem-se novos códigos e novas formas de interagir (agora com 'objectos 3D'), porque o cenário mudou...


Sem comentários: