8.11.07

Investigação sobre Second Life

O boom e a cobertura mediática registados no último ano em Second Life, tem conduzido a uma fase de maior amadurecimento na compreensão e estudo deste 'fenómeno' social.
Proliferam trabalhos académicos de investigação, que fornecem dados interessantes para entender este ambiente colaborativo.

Wagner James chama a atenção para um deles, no qual também participei na fase de recolha de dados, falando especificamente de cibersexo em SL.
O trabalho de investigação, "SL Survey: Residents Profiles, Gambling & Engagement", da responsabilidade de Angelica Ortiz aka Angelyka Klata e de Pierre-Etienne Noble aka Wolkam Winger, pode ser integralmente consultado no seu blog.
O inquérito e respectivas síntese e análise de resultados deu origem ao trabalho "Second Life Survey: User Profile for Psychological Engagement & Gambling", apresentado em Setembro na "The Virtual 2007 Conference" em Estocolmo.

Sugiro uma consulta atenta aos resultados obtidos, e pareceu-me interessante reproduzir aqui alguns gráficos do trabalho, e que, como refere Wagner James, nos levam a repensar alguns estereótipos:



2 comentários:

Anónimo disse...

Andaste a recolher dados exactamente para... ? lolol E agora fico a olhar para estes gráficos e eu, ke não tinha esterótipos nenhuns na cabeça começo a ouvi-los fazer "plop" "plop" kuais cogumelos...

Anónimo disse...

Eu não andei a recolher nada, Summer :)
Apenas respondi aos inquéritos quando me pediram...
Pois, os estereótipos aparecem na cabeça: 'plop', 'plop'... :)