30.5.08

Falar em público fica mais fácil?

A San Jose University, em Silicon Valley, abriu o seu campus virtual em Second Life.

"E porquê?", pergunta a Dvice... "Alguns educadores acham que ensinar num ambiente virtual com avatares, onde os estudantes se podem ver uns aos outros, é mais valioso do que as experiências de ensino na Internet. As escolas online (...) usam websites, web videos e podcasts para envolver os alunos, mas uma sla de aula virtual permite aos estudantes uma experiência social mais holística que os pode ajudar a ultrapassar problemas da vida real, como 'falar em público', afirmaram professores de San Jose".

"Posso pedir a um estudante que 'entre' para ter uma experiência num ambiente não-estruturado, e depois 'sair' e ter uma conversa acerca disso", testemunhou o professor Jeremy Kemp à FoxNews.com.

"Estamos a experimentar Second Life para preparar os estudantes a encarar o terror do discurso público (...) É muito difícil consegui-lo de outra forma.", acrescentou Kemp.
Os depoimentos dos professores de San Jose chamaram a minha particular atenção...
Das experiências lectivas que tive em Second Life na Universidade do Porto, uma das valências mais evidentes que o mundo virtual proporcionava, era precisamente a capacidade de construir um discurso e de ultrapassar as barreiras 'físicas' da RL.

Algumas dificuldades, como a timidez ou o receio do ridículo, foram recorrentemente referidas como as que mais facilmente se conseguiram ultrapassar em Second Life.

Do 'lado de lá' para o 'lado de cá' alguma coisa vem...

Sem comentários: