No meio de uma multidão de caracteres!
"Os mundos virtuais e os videojogos não são exactamente a ideia que todos fazemos de arte, mas estas tecnologias revelam-se se tomarmos em consideração que não é apenas o que vemos e o que ouvimos, mas também o que fazemos e como interagimos, aquilo que cria a arte."
Assim começa o artigo no The Australian acerca de Babelswarm, "...uma obra de arte numa ilha remota em Second Life. Apoiado pelo Australia Council for the Arts, assume-se como uma Torre de Babel que é, essencialmente, uma construção 'feita' pelas palavras e movimentos dos visitantes."
"Online, a ilha está rodeada de mar de céu limpo, e o ruído ambiente é formado pelas vozes dos outros visitantes à sua volta. Um software de reconhecimento de voz converte esses sons em texto, partindo-o em caracteres individuais, que depois são derramados sobre a Torre de Babel, onde vagueiam em círculos à procura dos seus pares. Se não encontrarem o par ideal, os caracteres hibernam, mas podem ser activados com um click do seu avatar ou usando-os para voar através da multidão."
O projecto Babelswarm, instalado em Second Life, teve uma exposição paralela na Lismore Art Gallery em Abril e pode vir a ser mostrada em Melbourne ou Sydney."
Os fundos do Australia Council inserem-se num programa que visa estimular, até Julho, as instalações artísticas nos MUVE's (Multi User Virtual Environments) e, em particular, em Second Life.Babelswarm: pesquise e visite... há milhares de caracteres à sua espera!
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