11.5.08

Consultas médicas para jovens em Second Life




Fui ver a Isla de la Salud! A notícia, lia na La Vanguardia, que teve a agência EFE como fonte:

"Desde esta noite (8 de Maio), e todas as segundas e quintas, dois médicos de família sentar-se-ão em frente ao computador durante umas horas para atender as dúvidas sobre saúde que tenham os jovens que visitem a Isla de la Salud, um espaço virtual em Second Life que garante a confidencialidade do internauta.

A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pela Sociedad Española de Medicina Familiar y Comunitaria (SemFYC) e a Coalición de Ciudadanos con Enfermedades Crónicas, pretende proporcionar ao utilizador mais jovem um espaço onde possa encontrar informação fiável sobre a saúde e respostas às suas dúvidas mais frequentes tais como as sobre sexualidade, alimentação ou drogas.

O presidente da SemFYC, Luis Aguilera, destacou na inauguração deste projecto que os adolescentes e jovens dos 15 aos 24 anos são o grupo da população que menos visita o médico, ao mesmo tempo que são os que passam mais horas em frente ao computador, uma média de 12,7 horas por semana.

"Quando um jovem tem uma dúvida sobre sexualidade o normal é que procure respostas num fórum da Internet onde lhe vai responder outro jovem", acrescentou Rosario Jiménez, uma das médicas que esta noite e todos as quintas das 22.30 às 24.00 horas e todas as segundas das 19.30 às 21.00 horas passará a dar consultas em Second Life.
(...)
Os responsáveis da Isla de la Salud confiam no êxito do projecto e esperam conseguir consultar até ao final do ano cerca de 300 avatares.
(...)
A consulta realiza-se num consultório virtual onde o paciente e o médico podem comunicar através de mensagens escritas ou com audio, e sempre com a garantia de que o utilizador é anónimo e de que o médico, tal como nas consultas presenciais, respeita a confidencialidade e privacidade do paciente.

Dentro de seis meses, esta consulta destinada agora aos jovens, será posta à disposição dos pacientes com patologias crónicas, algo que, na opinião de Ana Echenique, membro da Coalición destas doenças, vai ter um "efeito terapêutico" para estes pacientes e suas famílias.

"Second Life vai dar um apoio mais importante do que pensamos", assegurou Echenique que qualificou de "alternativa de rigor" e de "aposta" de futuro projectos deste tipo que unem a saúde e as novas tecnologias. Na Isla de la Salud, com capacidade para 300 pessoas, não apenas estará aberta uma consulta, como também uma sala de reuniões, um auditório para a celebração de congressos, uma aula cultural e painéis com conselhos de saúde e educação sanitária."

fonte: la vanguardia, efe

Sem comentários: