23.5.08

Queres ser meu amigo?


A minha lista de amigos em Second Life é uma 'manta de retalhos'!
Será que tenho que rever o conceito de 'amizade' no mundo virtual?

Wagner James Au, manifesta a sua estranheza por, nos dias que correm, uma oferta de amizade ser precedida por uma Mensagem Instantânea a pedir permissão! Algo do tipo: "Posso adicionar-te como amigo?". Para Wagner James, tal não acontecia há alguns anos em SL, e parece ficar a dever-se à dimensão de um 'mundo' cada vez mais globalizado. Ter-se-á passado de uma 'pequena aldeia' para uma 'metrópole' de média dimensão?

Na minha opinião, a IM é um paradoxo!
Para quê mandar mensagens a perguntar se posso oferecer amizade?
Quando me oferecem amizade directamente, o que faço é consultar o perfil do potencial 'amigo', e, em caso de dúvida, falar com ele a ver porque deseja constar da minha lista...

A razão para o crescente número de ofertas de amizade parece ser outra, e relaciona-se com as consequências de 'ser amigo' de alguém.
Em primeiro lugar, normalmente (e por defeito) sempre que os 'amigos' estão online fico a sabê-lo.
Por outro lado, a deficiente gestão da lista de 'amizades' (e por não conseguir memorizar todos os nomes dos avatares) faz com que fique sem saber 'quem é quem', ou (numa expressão mais 'terrena') 'quem são os verdadeiros amigos' :)

Tal como nas redes sociais online, a dimensão da lista de 'amizades' parece ser directamente proporcional ao sucesso 'social' de cada um (todos devem reter a imagem de uma página do hi5 com centenas de miniaturas no canto inferior direito). Mas a quantidade não é tudo, amigos...

Se para alguns autores a oferta de amizade 'directa' nos dias de hoje em SL pode ser entendida como uma 'indelicadeza', para outros (como eu) significa uma economia de tempo, sem ter que me alongar em IM's intermináveis.
Não me interessa minimamente construir a minha 'rede' com base em informações detalhadas sobre os outros avatares, por isso vou continuar a receber as 'ofertas de amizade', a consultar os perfis dos 'candidatos', e a aceitar ou declinar as ofertas em função da análise breve.

Quando se começa, qualquer amigo é benvindo!
À medida que se 'vive' em SL, corre-se o risco de ter a lista de amigos repleta de 'bots', que, correndo o risco de ser considerado anti-social, não me interessa minimamente.

A constatação de Wagner James é pois muito discutível.
O que constato, é cada vez mais o espírito do 'traz outro amigo também...'.
Compreendo a expressão pela boca do Zeca Afonso, mas em SL preferia ouvir 'faz outro amigo também...'.

Sem comentários: