11.5.08

Os 'Universos Paralelos' de Manuel António Pina

No Jornal de Notícias de 08 de Maio, Manuel António Pina, dedica a sua habitual crónica 'Por outras palavras' ao que chama 'Universos Paralelos'!

Leitor assíduo da excelente escrita de M. A. Pina, e interessado em 'Universos Paralelos', comecei a ler o JN desse dia pela última página (o que não é muito habitual).
Escreveu o cronista do JN:

"Oiço na SIC a notícia de que Margarida Vila Nova está grávida e pergunto a mim mesmo: 'Quem é Margarida Vila Nova?'. Depois aparece no ecrã a capa da revista 'Caras' com uma foto de ágina inteira da tal Margarida e a informação que ele e mais não sei quem pretendem casar-se em Setembro e a minha inquietação redobra: nunca vi aquela cabeça naquele ou noutro corpo. Por sua vez, no Correio da Manhã' leio que Sílvia Rizzo (quem será Sílvia Rizzo?) entrou na Redacção 'de uma publicação' acompanhada de Rita Salema (e Rita Salema, quem será?), atirou com o telemóvel a um jornalista e empurrou uma mesa da sala de reuniões por causa de uma notícia qualquer sobre a custódia dos filhos, e começo a suspeitar que não tenho andado por aqui e que existe algures, no meu tempo e no meu espaço, um universo paralelo não comunicante, do tipo dos teorizados por Everett e por DeWitt, que me escapa absolutamente. A hipótese de um mundo ou de um estado quântico alienígena à minha volta, povoado de fantasmas caóticos e de existências em holomovimento, é assustadora. O problema não é esse mundo outro ser ou não real, porque, pelos vistos, é (basta ler alguns jornais e ver televisão), o problema é que pode muito bem acontecer (já admito tudo) que eu é que não seja real."

A preocupação de Manuel António Pina é compreensível ('Quem é Manuel António Pina?', perguntará Margarida Vila Nova ou Sílvia Rizzo).

Se M. A. Pina vê nesses 'universos paralelos' um 'problema', talvez o melhor seja criar, com carácter de urgência, um avatar no 'outro universo'...
Dessa forma, será 'real' em 'todos os 'universos paralelos' sem problemas existenciais.

A ubiquidade está à distância de um click!

Sem comentários: