'Welcome, Online Journalism'!
O World Editors Forum, em conjunto com a Reuters, publicou a conclusão do 'Newsrom Barometer', um estudo realizado pela Zogby International.
Deste inquérito a 453 chefes de redacção, editores e outros executivos de todo o Mundo, dos quais metade europeus, "dá uma ideia de uma indústria em transição, mas que se adapta rapidamente ao ambiente dos novos media", afirma a World Editors Forum.
Alguns resultados interessantes do inquérito:
Como é que os chefes de redacção vêm as formas emergentes de jornalismo.
1. O que é que melhor descreve a sua opinião sobre os jornais gratuitos e a sua posição no mercado?
- Um hábito benvindo: 34%
- Uma ameaça: 29%
- Uma presença negligenciável: 28%
- Com dúvidas: 5%
- Não existe diferença entre gratuitos e pagos: 4%
2. O que melhor descreve a sua visão sobre 'online / new media journalism' e qual o seu papel na comunidade?
- Um hábito benvindo: 79%
- Uma presença negligenciável: 7%
- Uma ameaça: 5%
- Não existe diferença entre os dois: 5%
- Com dúvidas: 3%
3. Devido à possibilidade de interagir com os leitores online, foi afirmado: "As notícias não são mais um acto de leitura, mas uma conversação." (Dan Gillmor). Como vê os efeitos deste fenómeno na qualidade do jornalismo?
- Positivos: 74%
- Sem opinião: 13%
- Negativos: 8%
- Com dúvidas: 5%
Há mais resultados interessantes aqui!
A aparente abertura das chefias face ao crescimento do jornalismo online e da utilização dos novos media, faz prever um futuro risonho para quem defende a transição dos conteúdos em papel para suportes digitais.
Obviamente ninguém fala ainda de jornalismo em 'mundos virtuais' nestes painéis...
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