11.5.08

Memórias, Emoções e Comoções...


Ainda me lembro de, há 40 anos com este cartão na mão, acompanhar o meu avô na subida do Boavista F.C. à Primeira Divisão do futebol nacional, e de atravessar a pé o campo de jogo (na altura o campo Dr. Mascarenhas Júnior, mais conhecido por Bessa) nos jogos contra o Benfica e o F.C.Porto à procura de melhores lugares!

Ainda me lembro, 10 anos depois, de vibrar com a época brilhante do Boavistão de Pedroto que só não ganhou o campeonato porque 'levou quatro' do Benfica em pleno Bessa!

E, claro, lembro-me ainda melhor de ter de regressar a Portugal de 'urgência' há seis anos para assistir ao jogo contra o Gil Vicente que deu o primeiro campeonato ao Boavista (e que o meu avô ainda pôde comemorar)... ou o jogo da Champions no Bessa onde levámos quatro do Manchester United...

Depois destas memórias e emoções (que só se explicam quando nascemos e crescemos com uma paixão clubística herdada), pasmo com as decisões de Secretaria que ameaçam a verdade do que se passa no campo, que é o que me interessa...

Ninguém consegue provar uma relação de causa / efeito para os sucessos e insucessos do meu clube devido a 'negociatas' e actividades ilícitas dos dirigentes, nem a nova super-estrela do Conselho de Disciplina da Liga.
Por isso, defendo a penalização de dirigentes, árbitros, e personagens afins que esvoaçam como abutres em volta dos clubes em busca de protagonismos e dinheiros fáceis, mas fico incomodado (leia-se revoltado) com a penalização dos clubes, quando não se consegue provar que ganharam títulos de forma ilícita.

Enquanto adepto e admirador do meu clube de sempre, só registo as memórias, as emoções e as comoções! Essa é a razão para a paixão.
Tudo o resto, são questões jurídicas a tratar com indivíduos ou 'dinastias de dirigentes' a quem ninguém encomendou nada: nem os adeptos nem o clube, o que é basicamente a mesma coisa.

Não me obriguem a colocar no meu rol de memórias e de emoções os nomes dos dirigentes, porque dessa lista apenas fazem parte nomes de jogadores e treinadores.
Esses são os que eu quero venerar para todo o sempre!

Obrigado!

PS: este post 'especial' provavelmente não se enquadra no propósito destes 'Discursos'... ou talvez sim, porque esta é uma situação 'Do Outro Mundo'...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas, bem devo começar por dizer por pedir desculpa pelo atrazo a comentar o post :) contudo ando um pouco a leste do SL nos ultimos tempo, contudo agora que houve um tempinho la vim actualizar-me apos a minha breve ausencia.
Palup realmente este post não do genero do discursos do outromundo, mas não so de SL vive um homem e muito da felecidade deste parte do futebol lol :) tal como tu tenho um carinho especial pelo grande boavista e digo que nos ultimos tempo não lembro de ler tão sabias palavras sobre este assunto, mesmo que não enquadre no proposito do blog :)
Um abraço Palup e a todos os leitores, um bom post

Paulo Frias disse...

Caro Scorpion,

Obrigado pelo teu comentário ;)
O post 'passou um bocado ao lado', provavelmente porque nem todos se interessam pelo tema, e mais ainda porque muitos menos são boavisteiros...
Não somos muitos, mas percebemos bem o que estas 'coisitas esquisitas' significam, não é?
Abraço