12.5.08

'Mixed Reality' vem da Suécia

O curso em Second Life no Royal Institute of Technology, na Suécia, serviu para vários estudantes criarem o seu gabinete de Arquitectura, um estúdio (ir)real, fundado por Matèrn da Suécia e Daiki Kobayashi do Japão. Terminado o curso, receberam várias solicitações para projectos que integrem os novos media e a Arquitectura. Aí se inclui Virtu-Real, uma instalação na Embaixada da Suécia nos Estados Unidos, que fez parte de uma exposição mais vasta em inovação e tecnologia.

Em Maio de 2007, o 'Swedish Institute' lançou a 'Second House of Sweden' como uma das primeiras embaixadas em SL. Em Janeiro deste ano, Matèrn e Kobayashi, juntamente com os colegas Kristin Gausdal da Noruega e Markus Wagner da Suécia, viajaram até Washington para construir a instalação na 'House of Sweden'. 'Virtu-Real' liga a embaixada com a 'Second House of Sweden' através do uso de 'video streaming' e de tecnologia de voz - esbatendo as 'fronteiras' entre o real e o virtual.

Os visitantes da embaixada entram numa sala onde vêm um ecrã que projecta uma exposição simultânea a partir de Second Life. Ao mesmo tempo, os residentes em Second Life podem ver os visitantes da RL. O 'streaming' de vídeo entre os mundos virtual e real cria a experiência espacial de 'estar' em Second Life, e vice-versa. Os visitantes da embaixada podem ver através da sala virtual a sua RL. Um gigante telefone vermelho permite que os visitantes falem com os avatares.

"Usamos Second Life de uma forma diferente de muitas outras pessoas, que habitualmente o usam como uma ferramenta de comunicação. Nós usamo-lo como uma ferramenta para explorar o espaço e para fazer experiências arquitectónicas," afirmou Gausdal.

fonte: eurogates

Sem comentários: