18.5.08

'Virtual Summer Jobs'

Alexandra Alter, do The Wall Street Journal, escreveu um artigo sobre 'Virtual Summer Jobs', onde dá conta de alguns exemplos de jovens que encontram nos mundos virtuais o espaço preferido para trabalharem durante o período das férias de Verão.

"(Mike) Everest, de Durango, Colorado, está entre uma nova vaga de jovens empreendedores que procuram a sua fortuna online em mundos imaginários. Enquanto os empregos de Verão tradicionais diminuem, os jovens 'tecno' aproveitam as suas habilidades no computador para capitalizar a crescente procura de bens e serviços virtuais.
Alguns trabalham como estilistas, arquitectos ou promotores imobiliários em Second Life, um mundo de fantasia ocupado por representações digitais de gente real."
(...)
"Na vida real, os empregos de Verão estão em queda. Prevê-se que apenas um terço dos adolescentes trabalhem este Verão, o registo mais baixo nos últimos 60 anos, de acordo com o Center for Labor Market Studies da Northeastern University.
Os empregos para jovens no Verão desceram cerca de 45% em 2000, uma tendência de descida que se agravará este ano devido à conjuntura económica.
Mas as oportunidades de fazer dinheiro em mundos virtuais cresceram à medida que estes mundos de tornaram 'mainstream'.
A gartner Media estima que em 2011, 80% dos utilizadores da Internet em todo o mundo tenham um avatar, tornando as personagens animadas online tão comuns quanto um nome no ecrã. Empresas como a IBM e a Adidas instalaram-se em Second Life, ajudando a criar empregos.
(...)
Num dia normal, os residentes em Second Life gastam cerca de 1 milhão e meio de dólares em roupas, jóias, carros e casas virtuais. Este mundo virtual tem cerca de 1,2 milhões de utilizadores activos que utilizam os seus cartões de crédito para comprar a moeda local, os Linden Dólares, cuja cotação é de cerca de 270 $Lindens para 1 dólar.
Os comerciantes virtuais podem converter os seus lucros para dólares através", por exemplo "de contas PayPal."

Vejam abaixo alguns exemplos de jovens com negócios rentáveis em Second Life, e que têm os seus Empregos de Verão assegurados...


fonte: The Wall Street Journal

Sem comentários: