15.5.08

Como 'Procuras Emprego?'



A Universidade de Aveiro organiza a 8ª edição do Fórum 3e - Emprego - Empresas - Empreendedorismo nos dias 14 e 15 de Maio de 2008 no pavilhão Aristides Hall (RL).

Paralelamente, criou uma réplica do citado Fórum na ilha da U.A. em Second Life, onde todos os interessados podem visitar os stands virtuais das empresas presentes.
Aí, podem, na maioria dos casos, aceder ao site da empresa e deixar o seu CV para análise futura!

Como se pode ler no site do Fórum, "(a U.A.) vai assegurar a presença do fórum3E nesta plataforma (SL), protagonizando mais uma acção pioneira neste ambiente virtual, com o objectivo de estabelecer uma ponte entre o real e o virtual e ultrapassar barreiras logísticas e geográficas."

Se é verdade que há barreiras logísticas e geográficas que são ultrapassadas (uma vez que não é necessário ir a Aveiro para 'procurar emprego') por outro lado a referida 'ponte entre o real e o virtual' acrescenta pouco valor! Uma presença do Fórum na web, permitindo também a visita do site das empresas e o upload do CV do candidato, bastaria para ultrapassar as referidas barreiras, sem necessidade de entrar em Second Life.

Uma vez que as empresas presentes não dispõem (como é de esperar) de propostas próprias para uma presença virtual inovadora, o Fórum em SL acaba por se resumir a uma sequência de pequenos espaços onde quem procura emprego acaba por gastar mais tempo a candidatar-se sem que, nessa experiência, haja algum valor-acrescentado resultante da presença virtual.

Algumas excepções, como a PT Inovação, ajudam a confirmar esta regra no Fórum 3e. Aí é possível, pelo menos, contactar com elementos da empresa e consultar mais informação sobre a o empregador.

É de louvar o esforço dispendido pela U.A. na construção do Fórum 3e em SL, tentando dinamizar o seu espaço institucional.
Fica no entanto alguma tristeza, por constatar que a iniciativa não explora as mais-valias que podem advir da utilização dos mundos virtuais, quer para as empresas empregadoras quer para os candidatos aos empregos...

Às vezes não basta 'protagonizar mais uma acção pioneira neste ambiente virtual...'!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Como membro da equipa second.ua settlers, responsável, entre outras coisas, pela construção da réplica do forum3E na second.ua, agradeço desde já o destaque dado à iniciativa.

No fundo, o fundamental é que se dêem passos, se façam coisas, se invista tempo e se procure marcar a diferença. Ainda que as iniciativas pioneiras não sejam perfeitas, são iniciativas e não espaços vazios, inutilizados, adormecidos. Pior do que fazer de forma humilde, é nem sequer ter a audácia para tentar.

Tenho a acrescentar que, se estivesse estado presente mais tempo na feira ou privado com um dos avatares do grupo second.ua settlers mais demoradamente, poderia ter tido conhecimento que, para além de um representante da PT, tivemos também um representante da tecnocom-getronics e da wit-software. A acrescentar que todas as empresas foram informadas pessoalmente pelos settlers que assim que um avatar mostrasse interesse nas mesmas, os recursos humanos presentes na feira "real" poderiam usar os nossos avatares para interagirem com eles. Esperamos que esta sensibilização tenha criado junto das empresas uma vontade real de, nas próximas iniciativas, prepararem RH's para representarem as empresas "virtualmente".

Aqueles que talvez venham a replicar esta iniciativa no futuro, suportados por divulgação em blogs "reconhecidos", por exemplo, tenham mais sucesso e uma implementação mais eficaz. A todos eles, desejamos desde já um enorme sucesso. Estaremos atentos às iniciativas e prontos a participar nelas ;) Afinal, somos colonizadores. Abrirmos portas, sem protagonismo, e esperamos que as sementes cresçam depois de nós, de forma mais completa e eficaz.

(pessoalmente, vou continuar a convidá-lo, como tenho feito por e-mail, para as iniciativas que vão ocorrendo na second.ua,)

Cumprimentos,
Cátia Figueiredo.

Paulo Frias disse...

Cara Cátia,

Como referi no post, tenhoo maior apreço pelas iniciativas em SL, e, em particular, pelo vosso dinamismo.
O comentário a que se refere terá mais a ver com a preparação das empresas para a presença virtual (que têm que aprender por ser diferente da real), do que com a vossa vontade e capacidade de organização.
Espero que continuem o vosso bom trabalho,

Paulo Frias

Pedro Leite disse...

Tive oportunidade de passar por lá...e gostei muito...agora é uma na UP não Paulo? :)