Como 'Procuras Emprego?'
A Universidade de Aveiro organiza a 8ª edição do Fórum 3e - Emprego - Empresas - Empreendedorismo nos dias 14 e 15 de Maio de 2008 no pavilhão Aristides Hall (RL).
Paralelamente, criou uma réplica do citado Fórum na ilha da U.A. em Second Life, onde todos os interessados podem visitar os stands virtuais das empresas presentes.
Aí, podem, na maioria dos casos, aceder ao site da empresa e deixar o seu CV para análise futura!
Como se pode ler no site do Fórum, "(a U.A.) vai assegurar a presença do fórum3E nesta plataforma (SL), protagonizando mais uma acção pioneira neste ambiente virtual, com o objectivo de estabelecer uma ponte entre o real e o virtual e ultrapassar barreiras logísticas e geográficas."
Se é verdade que há barreiras logísticas e geográficas que são ultrapassadas (uma vez que não é necessário ir a Aveiro para 'procurar emprego') por outro lado a referida 'ponte entre o real e o virtual' acrescenta pouco valor! Uma presença do Fórum na web, permitindo também a visita do site das empresas e o upload do CV do candidato, bastaria para ultrapassar as referidas barreiras, sem necessidade de entrar em Second Life.
Uma vez que as empresas presentes não dispõem (como é de esperar) de propostas próprias para uma presença virtual inovadora, o Fórum em SL acaba por se resumir a uma sequência de pequenos espaços onde quem procura emprego acaba por gastar mais tempo a candidatar-se sem que, nessa experiência, haja algum valor-acrescentado resultante da presença virtual.
Algumas excepções, como a PT Inovação, ajudam a confirmar esta regra no Fórum 3e. Aí é possível, pelo menos, contactar com elementos da empresa e consultar mais informação sobre a o empregador.
É de louvar o esforço dispendido pela U.A. na construção do Fórum 3e em SL, tentando dinamizar o seu espaço institucional.
Fica no entanto alguma tristeza, por constatar que a iniciativa não explora as mais-valias que podem advir da utilização dos mundos virtuais, quer para as empresas empregadoras quer para os candidatos aos empregos...
Às vezes não basta 'protagonizar mais uma acção pioneira neste ambiente virtual...'!