2.6.08

Hiperformalismo

"O hiperformalismo é uma abstracção não figurativa em hipermédia, e tem sido conhecido por incluir objectos abstractos organizados num espaço simulado e navegável numa rede, bem como expressões de comportamentos reactivos e interactivos e padrões geométricos ou algorítmicos em 2, 3 ou 4 dimensões.
(...)
Uma vez que o Hiperformalismo não é 'representacional', as relações do observador são menos marcadas pelo peso de simbolismos pré-existentes, e as obras de arte encorajam antes a fascinação com a forma. Os mundos virtuais possibilitam a libertação das limitações impostas pela escala, e configuram o contexto perfeito para esta manifestação pós-conceptualista.
(...)

O Hiperformalismo propõe que, através da eliminação do 'cliché' do antropocentrismo, o utilizador possa estar mais aberto a uma vasta e inovadora classe de experimentação que transporta para um nível mais básico da consciência, reflectindo no utilizador a sua própria humanidade. A percepção de imersão e variação de ponto de vista implicam que o utilizador crie relações únicas com o trabalho destruindo as fronteiras habituais entre eles.

Sendo o espaço em mundos virtuais uma simulação, o lugar pode ser real. De facto, as experiências artísticas são as únicas que podem ser reais nos mundos virtual e material ao mesmo tempo. As abstracções que acontecem enquanto objectos de descoberta encontram-se algures entre o objecto e o conceito. É este estado de existência intermédia entre objecto e conceito que distingue a abstracção formal em mundos virtuais das manifestações precedentes de formalismo, minimalismo e expressionismo abstracto.

Hiperformalismo não é Modernismo nem Pós-Modernismo, porque nasce de um 'continuum' onde apenas a mente humana pode chegar, e onde o corpo e o peso ideológico da figura não são o ponto de partida pré-definido."

fonte: NMC Campus Observer

Sem comentários: