Zapatero escolhe uma marina portuguesa em Second Life para a sua campanha
Se lhe falar em José Cordeiro, também conhecido por Flack Vollmar em Second Life, e empresário de Coimbra na 'vida real', que detém, concebeu, construiu e gere a 'ilha' Vivo! Ocean Marina Portugal, talvez não esteja a dar-lhe nenhuma informação de destaque.
Mas se lhe disser que a empresa que gere a campanha do PSOE e de Zapatero decidiu fazer dessa 'ilha' a sua sede virtual, e que aí gravou no passado Domingo um vídeo da campanha que começa hoje a ser transmitido no Tempo de Antena do PSOE na TVE1, aí talvez o tema lhe desperte mais curiosidade.
Vivo! Ocean Marina Portugal foi contratada pela agência inglesa que actua em mundos virtuais kzero "pelo facto de cerca de 30% do tráfego que gera ser de origem espanhola, e pela qualidade do cenário envolvente", afirma Flack Vollmar, residente em Second Life desde Abril de 2007. E avança "...a Vivo! Marina é, desde há 3 meses, o local português em Second Life com mais tráfego, entre os locais construídos e geridos por portugueses."Para além do vídeo rodado na Vivo! Ocean Marina Portugal, encontram-se espalhados junto à marina virtual diversos cartazes e um vídeo da campanha 'Vota con todas tus fuerzas' que tem norteado os esforços eleitorais de Zapatero em Espanha.
Para o criador português, "O facto de o maior partido espanhol (actualmente no poder) escolher e confiar a imagem do seu líder (actual primeiro ministro de Espanha) a um local português, num universo virtual onde existem inúmeros locais espanhóis, demonstra que a presença e a qualidade dos locais dos portugueses em Second Life tem um valor que começa a ser reconhecido ao mais alto nível."
A campanha das eleições de 9M em Espanha tem sido marcada pelas mais diversas peripécias associadas a Second Life, sobretudo graças às iniciativas de Llamazares e da Izquerda Unida (um vídeo em que queimava a família real, um debate com Zapatero e Rajoy que nunca existiu...).
Os media em Espanha têm frequentemente parodiado e associado a imagem de Second Life, o ambiente virtual da Linden Lab, a um 'território' de candidatos derrotados (leia-se Llamazares) a quem ninguém liga nenhuma a não ser 'virtualmente'.
Pelos vistos, o PSOE também faz questão de marcar bem a sua presença institucional em Second Life dirigida aos milhares de espanhóis que ali 'residem'.
'Con todas sus fuerzas', Zapatero ganha espaço virtual e, a partir de hoje à noite (depois do segundo debate entre Zapatero e Rajoy), os espanhóis vão poder ver imagens da campanha do actual chefe do Governo na TVE1, e numa marina... portuguesa!