24.3.08

Marcha de Ghandi em Second Life

foto: Joseph DeLappe

Com a ajuda de Zuis Mertel, cheguei ao Estadao.com que noticia a encenação em Second Life da marcha que Mahatama Gandhi realizou em 1930 em favor da independência da Índia. Na Marcha do Sal, Gandhi percorreu 400 quilómetros como protesto contra o imperialismo inglês.

Em 2008, Joseph DeLappe, artista multimédia e professor de arte na Universidade do Nevada, iniciou a recriação da marcha do líder pacifista indiano em Second Life. Tudo seria simples se DeLappe se limitasse a conduzir o seu avatar em SL com a ajuda do teclado. Mas o professor americano adaptou uma 'passadeira' a um MacBook Pro com acesso a Second Life. Dessa forma, DeLappe percorre os quilómetros 'reais' na 'passadeira' que são reproduzidos pelo seu avatar em SL nas estradas virtuais!

A caminhada teve início no dia 12 e terminará a 6 de abril com três dias de repouso. Durante esse período, DeLappe poderá ser acompanhado pelos residentes do metaverse e por aqueles que visitarem, na vida real, a galeria de arte e tecnologia Eyebeam, em New York. O artista também mantém um blog no qual narra cada etapa da sua jornada.

Como afirmou DeLappe ao Estadão, "a encenação é uma performance de arte conceptual. Na verdade, é sobre a própria iniciativa. Como disse Louis Fischer, biógrafo de Gandhi, 'a grandeza está em fazer o que todos poderiam, mas não fizeram'. O projecto é um tributo a Gandhi, à sua vida, ao seu trabalho e à sua dedicação à paz, à justiça e à igualdade."

Sem comentários: