11.3.08

Inteligência Artificial em SL


Tive acesso a uma notícia sobre o trabalho de John F. McMullen, investigador em Inteligência Artificial (IA), que aqui adapto:

"Troy, N.Y. - Os videojogos de hoje e os mundos virtuais online dão ao utilizador a liberdade de criar personagens digitais que parecem cada vez mais humanos do que nunca. Mas apesar de terem o vosso cabelo, a vossa altura, a cor dos vossos olhos, o vosso avatar é ainda mais do que apenas uma cara bonita.

Um grupo de investigadores do Rensselaer Polytechnic Institute está a trabalhar para alterar essa situação, concebendo personagens com a capacidade de tomar decisões e de racionalizar acerca das opções dos outros. Os personagens terão capacidade para prever e manipular o comportamento de jogadores humanos, com os quais podem interagir no mundo real e físico, de acordo com a equipa de investigação.

Numa conferência recente sobre IA, os investigadores revelaram um dos seus mais recentes sucessos: Eddie, uma criança de 4 anos em Second Life, que consegue racionalizar acerca das sua convicções para chegar a conclusões de uma forma que se aproxima da utilizada por uma criança 'real' da sua idade.

"Os avatares de hoje nos mundos online - como Second Life - são concebidas para dar a ilusão de um exercício mental," afirma Selmer Bringsjord, director do Rensselaer's Cognitive Science Department e líder do projecto de investigação. "Os personagens sintéticos convincentemente autónomos devem possuir memórias; acreditar, querer coisas, lembrar factos."

Estes personagens só podem ser concebidos associando IA baseada na lógica e técnicas computacionais de modelação cognitiva, com o poder de processamento de um supercomputador, segundo Bringsjord.
(...)
Para testar o poder de racionalização de Eddie, o grupo criou uma demo em Second Life para atingir a sua teoria do 'false-belief test'.

Podem ver informações detalhadas AQUI, consultar o modelo cognitivo de Rascals, e ver os divertidos vídeos de demonstração:

False Belief Demo in Second Life (automated mature subject)

Conversation demo with background knowledge

False Belief Demo in Second Life (semi-automated immature subject)

False Belief Demo in Second Life (non-automated mature subject)

Sem comentários: