13.3.08

Produtores de Conteúdos despem-se em SL

foto: http://scarboroughflair.blogspot.com (Chez Nabob) • modelo: Sachi Vixen

No passado dia 29 de Fevereiro, Chez Nabob, no seu blog, apresentava uma Press Release com o seguinte título e sub-título:

"HEADLINE: Content Creators Bare All to Raise Awareness for Intellectual Property Rights
SUBHEAD: Campaign features prominent Second Life creatives naked in first round of ads"

A campanha lançada em SL por figuras conhecidas no metaverse, foi já comentada por outras proeminentes personagens que acompanham a 'vida' inworld: Wagner James Au, Kit Meredith,...

De um ponto de vista mais legalista, Kit concorda em absoluto com esta acção que pretende chamar a atenção para as alegadas e permanentes violações à propriedade intelectual dos produtores de conteúdos em Second Life...
Wagner James questiona a eficácia da iniciativa num mundo sem mass media...

Parece-me que a questão se coloca na primeira definição de 'produtor de conteúdos' no metaverse. Por exemplo, se o meu avatar fizer um gesto obsceno fruto de um script que demorei umas horas a escrever, devo ou não registar a 'obscenidade'? Deverá ser exclusiva do meu avatar? Vendo-a? Quero com isto dizer que, genericamente, todos os avatares com que me cruzo são (potencialmente) 'produtores de conteúdos' num dado momento da sua vida virtual.
E aí... começam as soar as campaínhas da ortodoxia mais legalista, normalmente 'made in US'...
Ele há roubos descarados, 'lá' como 'cá', contrafacções e outras altercações, mas facilmente podemos chegar à mimetização dos radicalismos 'reais' que tresandam nas horas em que não estamos online!

Um pouco à margem da questão jurídica que enquadra o problema, o que me faz sinceramente alguma confusão é a estratégia seguida nesta campanha: a reprodução do conceito das campanhas da PETA (a nudez como bandeira por uma causa) parece, neste caso, ligeiramente despropositado!
Se a ideia é explorar o efeito 'plástico' dos corpos desnudos, então a campanha em Second Life tem tudo para fracassar! Os pobres avatares, por mais que se esforcem, não 'incomodam' a líbido do mais 'agitado' dos mortais...

Eu já decidi que não me dispo para a foto! (também ainda ninguém me pediu, é certo...)
Não por pudor nem por razões estéticas, mas porque se me despisse estaria provavelmente a 'produzir conteúdos' que não gostaria de ver 'roubados' por outros avatares menos imaginativos ;)

Sem comentários: