5.3.08

Quanta energia consome um avatar?

adaptação de uma foto de Miguel Yesheyev

"O custo energético dos aparelhos supera já o seu custo de produção", explica um responsável da IBM, citado por Ramiro Villpadierna do ABC, numa crónica sobre a CeBIT 08 com o título "A 'tecnologia verde' desembarca na Europa".

Uma boa parte da electrónica consome quase o mesmo em 'stand by' como em uso, o que, com uma energia cujos preços não vão baixar, converteu a tecnologia verde na nova fronteira do negócio electrónico: 'Green IT' é o conceito da moda. "Nove terawatts/hora consomem todos os equipamentos do mundo em stand-by", disse o chefe técnico da Fujitsu-Siemens, "a energia de uma central nuclear". Para combater a situação, a sua empresa apresentou um monitor TFT de 20 polegadas que consome zero watts quando está apagado, o que não é habitual.

Entre os 5.500 expositores da CeBIT não se podia ver já um único monitor catódico. Mais de cinco milhões de televisores planos serão vendidos este ano, segundo a indústria, todos eles mais consumidores que os antigos tubos.

A própria Internet, com o que aparenta de 'aséptica', é um dos maiores ataques ao meio ambiente: a rede mundial permanente de milhares de servidores consome a energia de 14 centrais eléctricas, segundo os especialistas. Um avatar de Second Life consome tanta energia como toda a utilizada num apartamento.

E ainda que as mudanças climáticas não tenham sido até agora preocupação dos 'geeks' tecnológicos, e seguramente continuará sem o ser, a CeBIT 08 declarou-as já como o próximo negócio.

Fonte: ABC.es

Sem comentários: