24.3.08

A Geração M não 'vive' em Second Life

foto: stockphoto

A notícia ontem divulgada sobre o estudo de Rita Hespanha e Gustavo Cardoso sobre a chamada e-generation, fez-me rever o trabalho 'Teens and Social Media' da Pew Internet and American Lfe Project, que li há cerca de um mês, e que dá conta dos hábitos dos jovens e adolescentes contemporâneos nos EUA. Os resultados desse estudo podem ser consultados em detalhe aqui.

Com alguma perspicácia, o blog Confused of Calcutta (referenciado por Enrique Dans) chama a essa e-generation a Geração M!
M
de móvel, multimédia, multitarefa, multicanal,... e de 'me'!
Os super comunicadores nascidos digitais, conforme constatado pelos estudos nos EUA e em Portugal, confirmam a ideia de um indivíduo contemporâneo com uma capacidade quase compulsiva para a produção de conteúdos, para a partilha de informação, para a comunicação e... para a afirmação de um novo 'eu' múltiplo ou multiforme.

Centrados em si mesmos, os adolescentes contemporâneos revelam uma imensa facilidade em contextualizar a comunicação, alternando entre dispositivos tecnológicos feitos à sua imagem e semelhança. Essa espantosa flexibilidade não parece ser mais colocado ao serviço de causas, ideologias ou afins, antes alimenta a necessidade de auto-promoção a plenos pulmões.

Curiosamente, as estatísticas disponíveis nos últimos anos sobre a utilização de Second Life, colocam a faixa etária predominante entre os 25 e os 35 anos!
O ambiente virtual da LL não se parece ser o território mais favorável à Geração M: a 'sobrevivência' em SL implica a definição de objectivos sucessivos, normalmente associados a projectos específicos. A produção de conteúdos da 'Geração M' não parece ajustar-se a coisas 'tão sérias'... O que os jovens de hoje produzem em massa não tem, muitas vezes, nenhum objectivo específico para além da necessidade de se expressar publicamente, independentemente da mensagem... E, para isso, é melhor 'viver' no Hi5, no Facebook, no Youtube,...

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, neste caso parece que os números contradizem a teoria, não acerca da presença da geração M no SL mas acerca da presença da geração M em mundos virtuais.existe um mundo virtual ( NEOPETS )com 45Milhões!!?? de registos e um outro ( CLUB PINGUIN ) com 15M de registos de individuos com menos de 10 anos.

Ficam os links para o gráfico de análise demográfica dos " cidadãos " virtuais nas diversas grelhas em crescimento exponencial.

Vale a pena ver a expiral de crescimento desde 2003 até hoje.

http://www.kzero.co.uk/blog/wp-content/uploads/2008/01/all-world-numbers-v11001.jpg

http://www.kzero.co.uk/blog/?p=1832

http://www.kzero.co.uk/blog/?p=1976

Divirtam-se.

Flack