4.3.08

Terrorismo em mundos virtuais

O governo americano, soberano vigilante da democracia no Mundo, está atento à actividade dos avatares em mundos virtuais, na procura de movimentações estranhas de grupos terroristas.
A BBC News revela agora mais pormenores da operação dos serviços governamentais americanos:

"O governo dos EUA iniciou um projecto de desenvolvimento de estratégias para detectar terroristas que estejam a utilizar os mundos virtuais. A operação, com o nome de código Reynard, pretende reconhecer comportamentos 'normais' em mundos online e actividades anómalas. Pretendem-se desenvolver técnicas e ferramentas que sirvam os agentes que 'caçam' terroristas e grupos de terror na Net ou em mundos virtuais.
O projecto foi bem recebido pelos especialistas que se dedicam a seguir grupos de terror e que utilizam a Net para organizar ou levar a cabo diversos ataques."

A BBC News continua dando conta de "um relatório enviado ao Congresso pelo Office Director of National Intelligence (ODNI) que coordena o trabalho das agências de inteligência nos EUA. Nesse relatório, (...) o projecto Reynard é descrito como 'um enorme esforço para estudar o fenómeno emergente das dinâmicas sociais (em particular as terroristas) nos mundos virtuais e nos jogos online de grande divulgação, e as suas implicações para a comunidade.
Ao tornar públicos os dados, os investigadores do projecto Reynard tentarão levar a cabo estudos empíricos para estabelecer 'normativas comportamentais'. Uma vez identificadas, Reynard poderá então 'aplicar o que se aprendeu para detectar automaticamente comportamentos e acções suspeitos nos mundos virtuais'. 'É um passo muito positivo', afirma Andrew Cochran, fundador e administrador da Counterterrorism Foundation.'Já há alguns anos que seguimos e detectamos a presença da jihad na Net.'Roderick Jones, vice-presidente da Concentric Solutions, afirma que 'é um passo muito importante neste momento. Precisamos de saber a sua forma de agir para definir novos métodos que podem ser necessários para lidar com novas ameaças, uma vez que os métodos das leis tradicionais não se ajustam mais."

Em resumo, avatares de todo o mundo: mantenham-se atentos às 'normativas comportamentais' definidas pela agência americana, sob pena de se tornarem suspeitos e potencialmente vistos como pertencentes a grupos terroristas.

Second Life, como outros mundo virtuais, e pelo seu 'grau de liberdade', tem esta virtude: garante uma gigantesca quantidade de postos de trabalho das mais altas patentes da 'inteligência' mundial, na tentativa de encontrar 'padrões' de comportamento semelhantes aos que atentam contra as liberdades na 'vida real'!!!

Sem comentários: