31.7.08

Questão de princípio

A revista Campus Technology noticiou ontem "a oferta, no Outono deste ano, de um Certificado em Digital Media pela Texas State Technical College (TSTC).
O referido Certificado será centrado na tecnologia dos Mundos Virtuais usando Second Life como a plataforma de eleição, estando prevista para a Primavera de 2009 a oferta de um 'associate degree' em Digital Media.

'O ambiente 3D, que torna o mundo virtual tão real que quase podemos tocar-lhe, oferece aos estudantes a oportunidade de participar numa comunidade de ensino online, e transporta o aluno para uma experiência estimulante e altamente imersiva', terá afirmado Chris Gibson da TSTC.

'Pelo que sabemos, somos a primeira instituição de Ensino Superior a desenvolver um Certificado ou Grau totalmente online em Mundos Virtuais,' disse Gibson. 'Na TSTC, acreditamos que os estudantes, uma vez expostos a esta forma de educação altamente interactiva, conduzirão eles próprios a evolução da educação online.'

O programa incluirá cursos em aplicações para computadores, desenvolvimento profissional, design gráfico básico, imagem digital, publicação digital, ilustração em computador e fotografia. O Texas State Technical College System integra 4 escolas técnicas com 13.000 estudantes."

Apesar do contexto (ensino superior técnico), essa coisa de que o "ambiente 3D, que torna o mundo virtual tão real que quase podemos tocar-lhe..." cada vez me faz mais confusão!

O ponto de partida é perfeitamente erróneo. Pretender usar 'ambientes' como Second Life para tornar o 'mundo virtual' mais 'real', demonstra a incapacidade de entender as particularidades do 'virtual', do seu discurso, do seu potencial.

Eis um bom exemplo de como é possível não ver o 'espaço virtual enquanto meio', mas apenas como mera aplicação tecnologicamente mediada dos paradigmas da 'realidade'!

Aliás, a pretensa novidade da proposta (conferir um grau através de uma prática online em SL) vem confirmar essa, por vezes, inexplicável necessidade de reproduzir o Mundo tal qual o conhecemos 'cá fora'...

Sem comentários: