Efeitos virtuais do álcool
Uma vez mais, a tese de que Second Life se está a tornar cada vez mais num 'simulador de vida' ou de 'simulador da realidade' ganha expressão.
Desta vez, como publica o Mundo Linden, a iniciativa foi da Mapfre que desenvolveu uma aplicação para Second Life que permite comparar os efeitos de conduzir sóbrio ou sob o efeito de álcool.
Segundo a seguradora multinacional, a pista de testes regista uma média diária de 6.200 visitantes e terá já recebido um total de 500.000 visitantes.
A pista para avaliação da taxa de alcoolémia dos avatares (!) pode ser testada na Ilha Brasil Corporativo, conduzindo carros ou bicicletas, sóbrio ou sob o efeito de álcool.
A Mapfre terá explicado que a intenção do serviço é educar os motoristas (os que estão 'por detrás' dos avatares, entenda-se...). Ao cometer infracções por estar bêbado no Second Life, o avatar é informado das punições a que estaria sujeito fora do mundo virtual.
Se é compreensível que Second Life, enquanto meio de comunicação, possa ser utilizado para campanhas de sensibilização sobre os mais variados temas, não deixa também de ser 'estranha' a vulgarização de SL como um 'simulador da vida real', ipsis verbis...
Não estranhemos pois próximas investidas de 'ilhas' com a forma de pulmão de fumador e de não-fumador, de transformações pré-definidas dos avatares consumidores de junk food e de comida saudável, de alterações repentinas das skins por exposição exagerada ao 'sol virtual',...
Será interessante, mas terá tudo muito menos piada...
fonte: mundo linden
Sem comentários:
Enviar um comentário