25.7.08

Mundos Virtuais em análise

A KZERO, uma empresa de consultadoria em mundos virtuais com sede em Cambridge, UK, publicou recentemente um impressionante estudo que analisa os inúmeros mundos virtuais.

Apesar de desconhecer a metodologia e os detalhes da investigação (mas que podem ser solicitados por mail à KZERO), aqui ficam alguns gráficos para reflexão.

Registos em Mundos Virtuais 2003/2008 relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Sectores (2º trimestre de 2008) - 'Sports', 'TV/Film/Books', 'Content Creation' - relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Sectores (2º trimestre de 2008) - 'Socialising/Chat', 'Casual Gaming', 'Misc' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Sectores (2º trimestre de 2008) - 'Mirror Worlds', 'Roleplay/Fantasy/Quests', 'Toys/Real World Games' -
relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Sectores (2º trimestre de 2008) - 'Music', 'Fashion/Lifestyle', 'Education/development' -
relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Sectores (2º trimestre de 2008) - Visão Geral - relacionados com a idade dos residentes:


Dos dados apresentados pela KZERO na Virtual Worlds Expo em NYC em Abril deste ano, podem ser retiradas algumas (muitas) conclusões interesssantes. Sobretudo porque reflectem uma sistematização profunda que, embora discutível, ajuda a contextualizar as discussões e comparações. Ficam apenas alguns números:

- 48 mundos virtuais em versão final ou 'beta' aberta
- 25 mundos virtuais em desenvolvimento ou em versão 'beta' restrita
- de entre os 73 mundos virtuais analisados, apenas Second Life e HiPiHi se destinam a consumidores com 30 anos ou mais, e ambos na categoria denominada 'Content Creation'
- ...

3 comentários:

Jean Liberato disse...

Poxa Paulo!!!!!

Eu ia publicar uma matéria identica a esta no sábado (amanhã aqui no Brasil) eheheheh No meu blog http://www.mundolinden.com

Posso publicar sua postagem?

Abração.

Jean Liberato
Editor - mundolinden.com

Paulo Frias disse...

Oi Jean,

Claro que sim :)

Abraço

Jean Liberato disse...

Está publicado!

Grande abraço Paulo.

Jean