6.7.08

No sofá virtual de Freud



O Centro de Psicologia da Athabasca University, no Canadá, tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, estudos importantes sobre a utilização de bots na educação à distância.

O trabalho dos investigadores canadianos pode ser consultado aqui.

Recentemente, iniciaram a utilização de um bot de Freud, o Freudbot, no espaço da Athabasca University em Second Life, e resolvi deitar-me no sofá do dito para experimentar a conversação (apenas em inglês). Os resultados são surpreendentes, se pensarmos na utilização do bot como forma de comunicar e de passar informação, por exemplo, a alunos.

Referem os investigadores da Athabasca University:

"Para examinar a versão animada do Freudbot, foi realizado um estudo experimental no qual o Freudbot foi representado visualmente de três formas: sem imagem, com uma imagem estática e com uma imagem animada. Contrariamente às expectativas, a condição 'sem imagem' foi a mais escolhida por larga margem.
(...)
Usando o ambiente imersivo de Second Life, o Freudbot foi 'anexado' a um avatar e reside actualmente num escritório da Athabasca Island em SL. A linguagem de programação da Linden Lab foi desenvolvida para controlar e monitorar o comportamento do avatar em relação ao input do utilizador humano."

Algumas conclusões curiosas do trabalho académico podem ser consultadas no site do Centro de Psicologia da Athabasca University, e serem usadas por quem se interessa em partilhar informação inworld através da utilização de agentes inteligentes, que proporcionam uma comunicação permanente com os visitantes.

Sem comentários: