30.7.08

NMC 2008 Survey

O New Media Consortium (NMC), sediado em Austin, Texas, "é um consórcio internacional sem fins lucrativos, composto por cerca de 260 organizações centradas na Educação e dedicado a explorar a utilização dos novos media e das novas tecnologias. As instituições, membros do NMC, estão espalhados por quase todos os estados americanos, Canadá, Europa, Ásia e Austrália. De entre eles, contam-se muitas das mais conhecidas Faculdades e Universidade de todo o Mundo, bem como uma lista crescente de museus, centros de investigação, fundações e empresas.
O NMC assume-se como um catalisador para o desenvolvimento de novas aplicações de tecnologia para apoiar a aprendizagem e a expressão criativa, e apoiar programas e actividades pensadas para estimular a inovação, encorajar a colaboração, e reconhecer a excelência entre as instituições-membros. Através dos seus vários projectos, do seu website e das suas conferências internacionais, o NMC estimula o diálogo e a compreensão com a exploração de ideias promissoras, tecnologias e aplicações."

Tudo isto, e muito mais, se pode consultar no site do NMC.

Entre Janeiro e Abril de 2008, o NMC fez circular um inquérito entre 276 instuições-membros para recolher informação sobre os serviços existentes, as tecnologias usadas, os projectos em curso e os recursos humanos disponíveis.

Desde já a referência aos 93% de organizações (que responderam) e que possuem projectos em Second Life, sendo que a maioria dos projectos sejam classificados como de investigação; cerca de 50% afirmam ter um projecto relacionado com mundos virtuais para um curso específico; 14% possuem um qualquer tipo de presença institucional num mundo virtual.

Abaixo apresentam-se os resultados do Inquérito de 2008 do NMC, com algumas conclusões comparativas com o ano anterior a poderem ser consultadas aqui.


1 comentário:

Leonel Morgado disse...

Um óptimo dado, Paulo. Obrigado por o divulgares!