20.9.07

"We have a vision..."!!!



"We have a vision: to let you build anything, and play everything, from anywhere. Eventually, anyway..."
Esta é uma transcrição do projecto Metaplace!

"Meta... quê?", perguntamos todos.
A empresa californiana Areae, Inc., responsável pelo desenvolvimento de Metaplace, afirma estar muito curiosa com as coisas fantásticas que cada um pode fazer com a plataforma Metaplace. E mais, é altura de saber o que o mundo realmente quer dos mundos virtuais!

A explicação: Metaplace será uma ferramenta open source que pretende reinventar os mundos virtuais, e torná-los mais parecidos com a Web! Os seus objectivos, dizem, são um pouco idealistas: pensam que a maior parte das coisas existentes na Net podem ser melhoradas se qualquer um de nós possuir um espaço virtual. Neste momento, por exemplo, não existem jogos suficientemente bons, dizem. Metaplace permite maior diversidade. Neste momento existe muita gente interessada em utilizar os mundos virtuais para investigação, educação, negócios, mas é muito penoso consegui-lo. Agora cada um pode criar um mundo seu em poucos minutos, formatando-o segundo as suas necessidades. Basicamente querem democratizar o processo de criação de espaços online de todos os tipos!
Para tal, pretendem que seja possível a qualquer um de nós criar um cliente para qualquer tipo de plataforma! Decidiram usar os standards da Web para criar seja o que fôr, o que permite que se tenha um jogo que é também um website, ou usar os dados da Web para povoar o nosso próprio mundo!
Oopss...! Ok, ter uma visão não me parece mal.
Ter uma visão deste tamanho, é quase ter um pesadelo!

Para além disso, imaginar uma plataforma de desenvolvimento baseado e ligado aos paradigmas da Web, parece-me ser uma expectativa redutora do futuro, e demasiado "evolucionista" para o meu gosto!
Os chamados mundos virtuais são "revolução" e não "evolução", digo eu...
O que pensará a Linden Lab de Metaplace, agora que tanto se fala na abertura do código de Second Life permitindo a criação de grids por parte dos gigantes da informática em SL?

Esperar para ver é o que nos resta, com a crença de que cada um de nós pode ter uma visão, quando menos espera... Vem sem aviso prévio, e pode transformar-se em pesadelo!

Sem comentários: