15.9.07

Ser ou não ser como Adonis

Hoje parei para pensar nas palavras de Will Ross, do TheStreet.com, sobre as vantagens e desvantagens da criação de avatares musculados em Second Life.

Diz Ross: "Acreditem, amigos, eu entendo bem a vossa dor. Não sou um tipo muito alto, nem muito magro, nem muito musculado na RL, e a primeira coisa que fiz quando entrei em Second Life foi "construir-me" como um Adonis com 2,10 m de altura e uns músculos que fazem o Super-Homem parecer um xadrezista de 14 anos.
No entanto, isso trouxe-me vários problemas, pelo que não o aconselho.
A primeira barreira que descobri foi a inexistência em Second Life de roupa preparada para avatares de "grande formato". Quando vestia a roupa, as texturas não se adequavam na perfeição, as cores alteravam-se, os tecidos também. Nada de bom, portanto (...)
O segundo problema de ser um Golias numa terra de Davides tem a ver com as bolas (poseballs) criadas para casais. A bolas são pequenas esferas onde nos podemos "sentar" e que provocam uma animação ou pose do nosso avatar. No caso das bolas para casais, são criadas para animar dois avatares, normalmente uma azul e uma rosa. Tipicamente fazem com que os avatares se abracem, dancem, entre outras animações, e presumem que a altura do homem não difere muito da da mulher..." (no caso de casais hetero, acrescento eu) "Logo, durante uma dança, por exemplo, os meus braços ficam a abraçar o ar, ou a minha companheira a flutuar uns centímetros a cima do chão.
Feitas as contas, será muito mais feliz se criar o seu avatar mais compatível com o "mundo" em que está (Second Life), ou seja, com uma altura e uma musculatura normais."

Há uns meses, uma aluna minha perguntava numa aula em Second Life porque é que os avatares eram todos tão bonitos e tão perfeitos... Rapidamente o grupo chegou à conclusão que não era bem assim, que nos cruzamos frequentemente com baixotes, gordos, velhos, extravagantes e até animais (furries).
No entanto, a vaidosa tentação de nos revermos na pele de um personagem que esteticamente idealizamos como perfeito, pode conduzir a algumas dificuldades de adaptação a objectos e ambientes existentes no metaverse. Questões ergonómicas, sem dúvida. Talvez por isso, as mais brilhantes criações em Second Life permitem uma adequação exacta às características dos avatares, e mudam as suas variáveis em função, por exemplo, das dimensões dos ditos.

O meu conselho, para terminar: "construam" o vosso avatar de forma a que se sintam bem com a sua aparência, porque ele vai ser o vosso segundo (ou terceiro, ou quarto,...) "eu". Adonis ou não, o mais importante parece ser encontrar as roupas, os objectos e os locais que melhor se ajustem ao avatar que criaram.
E, acreditem, neste "mundo" há coisas pensadas para todo o tipo de gente!

Sem comentários: