14.9.07

Mais avatares do que humanos!

Victor Keegan, do The Guardian, deu conta de um estudo da Gartner que estima que, "dentro de quatro anos, cerca de 80% dos utilizadores da Internet possuam avatares nas suas actividades de trabalho ou lazer online! Tendo em conta que cada pessoa tem, frequentemente, mais do que um avatar, brevemente existirão mais avatares do que humanos, pelo menos no mundo industrializado! Como este facto alterará a sociedade, é algo fascinante de prever."

Tomando como referência a própria definição de avatar (muito frequentemente adulterada pela sua vulgarização), poder-se-á questionar quais as motivações para múltiplas representações de "uma entidade divina" (neste caso o "humano") em ambientes virtuais online.
A evidente fragmentação do "eu", parece tornar evidente a existência de identidades múltiplas e pluriformes, que passam a conviver entre si. Esse facto será revelador de alguma tentativa de fuga à RL? Ou será antes sinónimo da constatação de que todos nós somos vários, e que, quanto melhor "nos" conhecermos nas nossas diferentes formas, melhor conhecemos a nossa identidade real?

Sem comentários: