25.9.07

Ver passar os aviões em Second Life!

Ainda me lembro bem de ser um garoto, e de passar tardes domingueiras na excitação de ver passar os aviões junto ao Aeroporto de Pedras Rubras com os meus saudosos avós paternos. Os vidros embaciavam ao fim de uns minutos, mas os desenhos que o indicador traçava nas gotículas de respiração em estado sólido, permitiam-me ver, aterrado, as entranhas dos enormes passarões a aproximarem-se da pista. O meu avô dormitava e a minha avó costurava, alheios ao movimento no ar, e ao movimento em terra, o das enormes filas que na altura se acumulavam por aquelas bandas. Era dos meus programas preferidos, se bem me lembro...

Estas recordações cruzaram-se com um post de Wagner James, a propósito de um sistema de visualização de navegação aérea desenvolvido para Second Life pela empresa Daden Limited.
Este sistema utiliza dados provenientes de Google Earth, acompanhando o tráfego no aeroporto de Los Angeles, e importa-os para Second Life, onde existe uma sala com um mapa da zona do gigantesco aeroporto. Aí, é possível ver os aviões que, num dado momento, sobrevoam a cidade de L.A., com a sua rota desenhada no espaço 3D onde nos encontramos em SL.
O sistema pode ser experimentado in-world neste local.

Passando ao lado da discussão sobre a utilidade do sistema, fiquei-me pela contemplação das máquinas voadoras, como quando era garoto. Como cresci muito, nestes últimos anos, os aviões de L.A. são pequeninos e voam ao lado do corpo do meu avatar. Agora sem vidro a turvar a visão, mudei de escala, e os passarões de então e as suas entranhas que me faziam mais pequenino, são agora borboletas com as quais, delicadamente, posso brincar!
Pode até ser que experiência elimine o meu teimoso medo de voar...

Sem comentários: