13.9.07

Second Life ROCKS!

"Second Life ROCKS, literally! To find a live show going on now, simply check out the 'Live Music' category in the events calendar for current listings."

Esta é a mensagem que surge actualmente quando fazemos login em Second Life!
É que para assitirmos a um espectáculo de música ao vivo, por exemplo, basta acedermos ao motor de busca (um mini google do metaverse) e escolhermos o tipo de eventos que procuramos, neste caso 'Live Music', que logo surgem dezenas de eventos no dia escolhido para onde nos podemos teleportar!
De repente pareceu-me que já tinha visto isto em algum lado... hummm...

Ao ler o preâmbulo do artigo de Duncan Riley, "Second Life 2.0: the Metamonics Conference", mastiguei e digeri as palavras uma a uma:
"As coisas estão a mudar em Second Life. O período de abandono em que as grandes empresas construíam enormes edifícios com as suas marcas da RL que ninguém visitava e que depois abandonavam, já passou. Assistimos agora aos sobreviventes e aos novos residentes do mundo online da Linden Lab a construir algo de novo, algo talvez mais sustentável e de acordo com as necessidades dos utilizadores.
Aparentemente, parece que Second Life está a repetir o ciclo de desenvolvimento da internet, mas a um ritmo acelerado. Os escândalos e as tentativas de trazer as marcas da RL para Second Life fazem lembrar o primeiro boom da web..."

Voltei à imagem do motor de busca de Second Life, e conjecturei sobre a construção de uma nova e enorme rede, tridimensional, colaborativa e participada, onde os conceitos de usabilidade, ergonomia, entre outros, serão repensados e reformulados.
Acordei de um sonho, ou terei imaginado a versão 2.0 de Second Life?

Sem comentários: