A miopia de um Gato Fedorento
José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho, "gastou" o espaço da sua coluna "Ao Domingo", na página 3 do P2 do Público de hoje, a falar da "Segunda Vida Malvada"!
José Diogo Quintela, descendente dos Barões de Quintela, ex-estudante de Comunicação Social, blogger, humorista, argumentista e colunista, popular pela sua participação na derivante televisiva do blogue gatofedorento.blogspot.com, resolveu reforçar publicamente a sua miopia e conservadorismo dissertando sobre Second Life!
Uma vez que o popular José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho perdeu uma semana a escrever o artigo, eu (que não sendo popular tenho tempo de sobra para escrever todos os dias), sinto-me na obrigação de comentar e de dar a conhecer aos leitores deste blogue (aos poucos que não leram o Público) a importante diatribe de José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho.
Acomodem-se pois nas vossas cadeiras, sofás ou camas, e pasmem com cinco dos vários pensamentos sábios retirados do referido artigo:
1. "O Second Life conseguiu tirar o fascínio da vida dupla."
2. "Partindo do princípio (não disputado) que qualquer coisa que seja feita em computador torna o tipo que a faz , por definição, um totó, o Second Life é, na prática, onde os totós brincam a imaginar que têm uma vida melhor do que aquela que na realidade têm."
3. "... qualquer totó cá fora é o maior lá dentro (em Second Life) porque é tudo falso. E "falso" é a expressão a reter. Juntamente com "tolice"."
4. "Posso não me ter informado o suficiente. É que o Second Life é mesmo chato."
5. "É possível que algum avatar de crítico venha dizer que eu estou a falar sem saber, uma vez que nem nunca sequer entrei no Second Life. É verdade. Mas, por exemplo, não preciso de experimentar carne humana para zombar do canibalismo."
Caro José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho:
- Percebo perfeitamente que ridicularizar Second Life é muito cool, e, nessa perspectiva, até entendo o esforço que José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho fez em perder tanto tempo a escrever sobre tamanho embuste.
- A 'vida dupla' a que se refere nem é apenas 'dupla', mas cada vez mais múltipla. E continua fascinante, também pela sua extensão num espaço intangível. Permite que o indivíduo reflicta sobre a sua existência, permite até que grupos sociais e políticos equacionem a sua forma de pensar a vida em comum.
- Os 'totós' a que José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho se refere, são apenas... dezenas de milhar de portugueses que dedicam algum do seu tempo a trabalhar, a investigar, a educar e a... divertir-se em Second Life! Felizmente, muitos deles não precisam de esquecer a desgraça da sua vida real no ciberespaço. A generalização do smelly cat peca pela miopia e pelo conservadorismo a que nos habituou.
- Enquanto comunicador, José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho poderia estar mais atento a Second Life! Este ambiente social e colaborativo online é hoje uma plataforma de excelência... para comunicar!
José Diogo Quintela aka ZDQ aka Fininho (bolas, é muito 'aka' para um homem só) deveria continuar a manter-se afastado de Second Life.
Humildemente (faz sentido a palavra?) seria mais produtivo se tentasse conhecer alguns dos tais 'totós' e perceber porque andam nessa 'segunda vida malvada'. Ou passar umas férias (entre as as suas múltiplas filmagens) numa ilha de canibais... just in case, smelly cat!
É que são muitos 'totós' em frente ao computador, todos 'tolos' e 'falsos'! Em número suficiente para encher o Alvalade XXI (bancadas e relva incluídas).