21.12.07

Lâmpadas e árvores!


Para quem não sabe, "a Catalunha pouparia 240 milhões de euros por ano com uma utilização eficiente da energia!"
O elPeriódico.com publicou um artigo sobre a poupança catalã de energia, e o jornalista Agustí Sala explicou:
"Se as casas catalãs utilizassem de forma mais eficiente a energia, poupar-se-iam 240 millhões de euros num ano, ou o equivalente a iluminar 12 meses todas as viviendas do país. Este é o resultado do terceiro estudo sobre a matéria realizado pela Unión Fenosa, donde se depreende que o potencial de poupança energética dos catalães é de 8,75% do consumo.(...) No total, o potencial de poupança das casas espanholas foi de 1.646 milhões de euros, o equivalente à energia que permitiria iluminar todas as casas durante un ano ou que evitaria emitir o dióxido de carbono que absorveriam mais de 67 milhões de árvores.
(...) Dentro deste raciocínio, e ainda que a iluminação represente apenas 7,5% da factura energética das habitações, a Fenosa assinou com a Philips um acordo para oferecer uma lâmpada de baixo consumo a todas as pessoas que comprem um pack de duas. (...) Por outro lado, a empresa criou na web o site bosquevirtual.com, e por cada duas pessoas que completem o questionário de eficiência energética que se encontra na página, a companhia plantará uma árvore no mundo virtual Second Life e dará um euro à ONG Accionnatura."

O simbolismo da plantação da árvore relacionado com a poupança diária de energia, ainda se entende. Mas, confesso, esta da plantação da árvore em Second Life não me passaria pela cabeça!
Se as visitas ao site bosquevirtual.com forem muitas e com muitos questionários preenchidos, temo que o arvoredo no metaverse seja tão denso, que nem uma luzinha se verá no horizonte...

1 comentário:

Anónimo disse...

other ways to conserve the amazon forest for free:
www.freewebs.com/clickforcharity